Vacinômetro: 178 vacinas da primeira etapa já foram aplicadas em São Cristóvão

26/01/2021 - 13:28 Atualizado há 4 horas

A secretaria de saúde de São Cristóvão registrou, até esta segunda-feira (25), a aplicação de 178 doses da vacina CoronaVac no município. Este número representa 12,7% do grupo de 1395 profissionais de saúde atuantes na cidade a serem vacinados.

São Cristóvão recebeu da Secretaria de Estado da Saúde na semana passada (terça 19) um total de 530 vacinas referentes à aplicação da primeira dose da vacina. Este lote foi direcionado às pessoas que fazem parte do grupo prioritário da primeira etapa do Plano de Imunização Municipal contra a covid-19, que engloba profissionais de saúde (incluindo cuidadores de idosos), idosos e deficientes institucionalizados, e índios aldeados.

“Conseguimos vacinar com a 1° dose quase a totalidade dos profissionais da rede de urgência e emergência que estão na linha de frente, na assistência direta ao paciente, os trabalhadores da instituição de longa permanência e iniciamos a vacinação dos profissionais da Atenção Básica que atuam também no atendimento aos pacientes com sintomas de COVID. Aos poucos vamos avançando na vacinação dos demais profissionais, sempre com a cautela e transparência que o momento exige", afirmou Meiriane Oliveira, gerente de Imunização de São Cristóvão.

Para melhor operacionalizar a vacinação nesta primeira etapa, a Secretaria de Saúde de São Cristóvão disponibilizou um link no portal da prefeitura para realização de um cadastro dos profissionais de saúde que atuam no município. “Nessa primeira semana conseguimos estruturar a lista dos profissionais que atuam no município e se cadastraram no link que foi disponibilizado, assim estamos conseguindo organizar nossas ações de acordo com as doses de vacina que temos disponível”, conclui a gerente.

Vacinação na Unidade de Urgência 24h

O Plano de Imunização, disponível no site da prefeitura de São Cristóvão, está sendo cumprido através de um cronograma executado por uma equipe de vacinadores que vai ao local de trabalho dos profissionais de saúde para realizar a aplicação das doses. A primeira etapa de vacinação deverá finalizar no dia 26 de fevereiro, já a segunda etapa tem previsão de início em 01 de março com os idosos acima de 60 anos.