UBS Irônia Maria realiza ação de combate à AIDS e orientações sobre à saúde do homem

08/12/2020 - 17:42 Atualizado há 11 horas



A Unidade de Saúde da Família Irônia Maria Aragão Prado Meireles, localizada no bairro Romualdo Prado, realizou nesta terça (08) uma ação conjunta alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e ao Dezembro Vermelho, mês de combate à AIDS.

 

A equipe de saúde da Unidade distribuiu aos usuários brindes, kits com preservativo masculino e feminino, lubrificante e folhetos explicativos com informações sobre a AIDS: formas de contágio, diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, na ação foram ofertados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, aferição de Pressão Arterial , glicemia e orientações gerais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 

Kit distribuidos durante a ação na UBS Irônia Maria, bairro Romualdo Prado

 

Segundo Fabiana Souza dos Santos, gerente da UBS, orientar a população masculina sobre a importância da prevenção foi um dos focos da ação. “A unidade de saúde é para prevenção, não é apenas para quando o homem está doente. Porque geralmente a cultura do homem é apenas aparecer na unidade de saúde quando esta sentindo dor, mas nosso trabalho na atenção básica é para a prevenção”, afirma ela.

 

Fabiana Souza dos Santos, gerente da UBS UBS Irônia Maria

 

Ao fim da ação, alunos de medicina da UFS realizaram uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com o objetivo de tirar dúvidas dos usuários da Unidade. “A gente traz para a população algumas desmitificações sobre o que é o HIV, como lidar com essa situação, e como pode surgir. A ação é para informar a população e assim, fazer também uma aproximação do paciente com a unidade”, ressalta a gerente da UBS Fabiana Souza dos Santos.

 

Sorteio de brindes aos usuários da UBS Irônia Maria

 

Fotos: Dani Santos