SMS e Semma realizam oficinas preparatórias para ambulantes cadastrados no Fasc 2023

21/11/2023 - 23:34 Atualizado há 2 dias

Nesta terça-feira (21), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Meio Ambiente (Semma) da Cidade Mãe se uniram para promover oficinas de boas práticas em manipulação de alimentos e descarte de resíduos sólidos voltadas aos ambulantes que venderão comidas e bebidas no 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). A atividade aconteceu das 8h às 14h no Paço Municipal.

Essas oficinas precedem o Fasc anualmente, com o intuito de qualificar os vendedores para garantir a oferta de alimentos seguros e de qualidade, além de manter a prática do descarte correto, preservando os espaços urbanos e o meio ambiente.

Segundo Cátia Patrícia Ferreira, coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS, as oficinas são propostas para assegurar que os ambulantes tenham o controle sobre o que vai ser vendido. Além disso, durante a realização do festival, os fiscais de Vigilância Sanitária passarão por todas as barracas de manipulação de alimentos para orientar as vendas.

“Nós esperamos que, durante a fiscalização, nós encontremos os alimentos adequados numa refrigeração adequada, e que os vendedores saibam manipular esses alimentos. Um alimento manipulado inadequadamente pode contaminar uma cadeia de outros alimentos, então nosso objetivo é fazer com que os ambulantes possam passar para o público do Fasc uma alimentação de qualidade e livre de contaminantes”, afirma a coordenadora.

Cátia Patrícia Ferreira, coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS

A fiscal de Vigilância Sanitária, Terezinha Menezes, explica que existem vários tipos de contaminação de alimentos, como a contaminação cruzada - causada pela falta de higiene dos utensílios, alimentos ou higiene pessoal, o que acarreta na transferência de contaminantes -, ou a biológica - referente à contaminação por microrganismos patogênicos ou substâncias que eles produzem, como sangue, saliva ou fezes, através de animais, humanos e insetos.

“Todas essas informações foram passadas para os participantes hoje para que eles fiquem atentos e a população seja bem servida durante esse evento, que é muito importante. Eles precisam estar preparados e nós, da vigilância, temos que ajudar nesse sentido”, ressalta.

Terezinha Menezes, fiscal de Vigilância Sanitária

O comerciante Clodoaldo Dória venderá cachorro-quente pela terceira vez no festival e acredita que as orientações recebidas nas oficinas são muito importantes para o sucesso de seu trabalho: “O trabalho da vigilância sanitária e do meio ambiente é muito importante, pois evita a contaminação e a forma de vazamento dos alimentos misturados. Aprendemos muito nessa oficina, porque tem muita gente que mistura o lixo e causa muito dano ao meio ambiente.  É o terceiro ano que faço esse curso”.

Clodoaldo Dória, comerciante

Elísio Cristóvão, engenheiro ambiental da Semma, conta que a equipe decidiu propor um festival sustentável neste ano, colocando várias ideias em prática durante o evento.

“Hoje foi a vez de conversar com os comerciantes para dar algumas orientações sobre como eles podem ajudar a segregar ou diminuir o lixo, trocando o plástico por materiais biodegradáveis, como os talheres de plástico por de madeira, o pratinhos de plástico por de papelão, não usar ou dar canudos, entre outras coisas. E também pedir a eles que sejam nossos multiplicadores, ou seja, lembrar ao público dos pontos que recebem materiais recicláveis no momento das vendas”, reforça o engenheiro.

Elísio Cristóvão, engenheiro ambiental da Semma

A Secretaria de Meio Ambiente terá um ponto de coleta de materiais recicláveis na Praça Getúlio Vargas, onde as catadoras da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São Cristóvão receberão os itens levados. Além disso, no próprio prédio da Semma haverá um ponto de ecotroca, em que o público poderá trocar materiais recicláveis por brindes, como ecobags e canecas. Esse ponto funcionará das 8h às 18h nos dias do festival.