SEMMA leva educação ambiental à comunidade do povoado Aningas

08/02/2023 - 16:57 Atualizado há 15 horas



Com o objetivo de orientar a população para a prática da sustentabilidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) realizou nesta manhã (08) um encontro com a comunidade do povoado Aningas, para um bate-papo sobre educação e conscientização ambiental. A gestão busca conhecer a história da comunidade e as suas demandas para agregar no desenvolvimento do local e, consequentemente, dos moradores. 

 

 

O coordenador de educação ambiental, Manuel Junior, destacou a importância de incitar a população à mudança de hábitos para que todos compreendam a necessidade de preservação do meio em que vivem. “Através desse diálogo procuramos conhecer a comunidade na íntegra, através de um mapeamento para que possamos entender mais sobre o ambiente natural deste local, isso com o intuito de agregar conhecimento à população, visando sensibilizá-los de forma eficiente para a preservação ambiental. Este é um dos vários encontros que vamos promover, inclusive com a participação de outras secretarias”, disse. 

 

Manuel Junior, coordenador de educação ambiental

 

Izabel Paixão, cuidadora de crianças, mora no local há 49 anos e segundo ela, “este diálogo com a gestão é de suma importância para que os moradores sejam vistos e valorizados. Todas as ações pensadas em prol da comunidade, realizadas para nos ajudar e melhorar o ambiente em que vivemos, são bem-vindas”, enfatizou. 

 

Izabel Paixão, cuidadora de crianças

 

A ação da SEMMA foi realizada na casa do morador Dom Pepe, artista que abriu as portas para a comunidade receber as orientações e dialogar sobre as necessidades do lugar, dentro do contexto ambiental. “Eu moro neste povoado há 15 anos e aqui desenvolvo um trabalho que tem um viés de preservação, uma vez que a matéria-prima das minhas obras são materiais que provavelmente muitos descartariam. Desejo passar essa consciência para todos, porque eu sei que se trabalharmos unidos, junto à gestão, teremos êxito”, salientou.

 

Dom Pepe, artista

 

Fotos: Heitor Xavier