Semma celebra o Dia do Patrimônio Histórico com programação educativa para alunos da rede municipal

17/08/2023 - 16:18 Atualizado há 1 dia



Hoje (17) é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico no Brasil e para celebrar esta data, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu uma programação especial como parte do Projeto Consciência Verde, que buscou estabelecer conexões entre o meio ambiente e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural de São Cristóvão, que completou este ano 433 anos de existência.

 

 

Nesse contexto, a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ressaltou a importância da preservação do patrimônio arquitetônico e arqueológico para a construção de uma identidade cultural. O Arquivo Municipal também teve seu espaço, compartilhando detalhes interessantes sobre a história do emblemático "João Bebe Água" e dos prédios históricos da cidade. Essa exploração detalhada do passado ajudou a contextualizar a importância da preservação da nossa história e cultura,  para fortalecer a identidade da comunidade, como explicou Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da Semma. 

 

Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da Semma

 

“Os patrimônios históricos e culturais se conectam, as duas coisas caminham paralelamente e em alguns momentos se cruzam. Este evento foi pensado justamente para que os estudantes tenham a percepção de que existe essa relação intrínseca. Ao compreenderem como nossas raízes históricas estão entrelaçadas com nossa cultura e meio ambiente, os estudantes são capacitados a se tornarem defensores mais conscientes e ativos da preservação”, frisou o coordenador. 

 

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também marcou presença com a professora do departamento de turismo, Cristiane Alcântara, que enriqueceu o evento com a apresentação do seu projeto em parceria com o departamento de geografia: “Roteiros Turísticos Virtuais, conhecer São Cristóvão sem sair de casa”. "Visitamos escolas para conscientizar os alunos sobre o patrimônio sergipano, destacando São Cristóvão. Hoje, neste evento, trouxemos um vídeo sobre as igrejas locais para mostrar aos alunos a importância de conservar e de se sentir parte desse patrimônio. Queremos garantir que as próximas gerações também desfrutem desse direito de conhecer e vivenciar o patrimônio de São Cristóvão”, afirmou.

 

Cristiane Alcântara, professora do departamento de turismo da UFS

 

O evento, que reuniu estudantes e especialistas, foi marcado por momentos de aprendizado, reflexão e interação, promovendo uma conscientização mais ampla sobre a riqueza cultural e ambiental que a cidade possui. Como destacou Fabiana Oliveira, professora da rede municipal. "É de extrema importância que os jovens interajam com suas raízes e se aproximem cada vez mais de sua cultura, especialmente em uma cidade histórica como a nossa. Em algumas ocasiões, os turistas acabam conhecendo mais sobre nossa cidade do que seus próprios moradores. Portanto, é essencial que os alunos tenham uma visão mais aberta, valorizando tanto nossa cultura quanto nosso patrimônio", destacou.

 

Fabiana Oliveira, professora da rede municipal

 

Ao trazer à tona a relação entre o meio ambiente e a preservação do patrimônio histórico, a programação contribuiu para a construção de uma consciência coletiva mais profunda sobre a importância da herança cultural e sua conexão com o ambiente em que vivemos, como demonstrou a aluna da Emef. São Cristóvão, Maria Luiza de Oliveira Souza. "Este é um assunto muito importante de se tratar porque precisamos aprender a importância de preservar o meio ambiente e jamais prejudicar o patrimônio cultural. Precisamos garantir um futuro melhor, então cabe a nós cuidar e valorizar o que temos”, explicou. 

 

 

Fotos: Heitor Xavier