Seminfra avança mais um passo na proposta de reestruturação do Centro Comercial do Eduardo Gomes

07/08/2023 - 18:18 Atualizado há 1 dia



 

A semana começou com avanços no projeto que traz a proposta da reestruturação do Centro Comercial do Eduardo Gomes. Na manhã desta segunda-feira (07) aconteceu uma reunião para discutir pontos sobre os estudos preliminares do projeto Mercado Municipal do Eduardo Gomes e o projeto do Complexo Esportivo da Bica dos Pintos. 

 

Por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) a Prefeitura de São Cristóvão busca melhor qualidade de vida para aqueles que vivem do comércio, possibilitando um espaço mais adequado para a realização das vendas de seus produtos com mais  higiene e conforto, nesse caso, especialmente para a população do bairro Eduardo Gomes. 

 

A obra seguiu para mais uma fase de discussão, segundo Igor Santos, arquiteto e urbanista da Seminfra, a parte do projeto que hoje foi apresentada se trata da evolução do estudo inicial que teve no Masterplan, corrigindo e adicionando pontos a mais discutidos anteriormente. 

 

 

Igor Santos, arquiteto e urbanista da Seminfra

 

 

Responsável por levantar o projeto, Igor informa que o novo mercado terá o triplo do tamanho do existente no momento. Estima-se, aproximadamente, que serão 2870m² de área construída que será um edifício que vai abranger tanto a dinâmica do novo mercado com bancas de hortifruti, carne, laticínios, farináceos, entre outros tipos de comercialização e anexo a ele ter um edifício comercial que vai abranger o comércio irregular que está na avenida Ayrton Senna. 

 

“Vamos readequar e dar um espaço melhor, mais confortável, com uma infraestrutura melhor para os comércios que existem ali na região. Isso tudo com um foco de potencializar e reestruturar o comércio local”, explica o arquiteto e urbanista. 

 

Igor acrescenta ainda que o projeto vem sendo planejado com soluções de sustentabilidade como uma pequena usina fotovoltaica, com captação da energia solar e, também, soluções de reuso da água da chuva.  “Além disso tudo, o edifício foi pensado com estratégias de conforto ambiental”, acrescenta.  

 

Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Júlio Júnior, essa apresentação é mais uma etapa do planejamento. “Nos estudos iniciais identificamos que além dos comerciantes que estão já alocados em prédios, existem ao redor pessoas que trabalham de forma ambulante, então, a gente está pensando em contemplar eles e colocá-los em um local mais adequado e de certa forma prosperarem no seu comércio”. 

 

 

Júlio Júnior, secretário da Infraestrutura 

 

 

Complexo Esportivo 

 

Na ocasião, aproveitaram-se da reunião e introduziram para discussão o projeto Complexo Esportivo Bica dos Pintos. De acordo com o arquiteto e urbanista responsável da Seminfra, Thiago Nascimento, é uma demanda que o prefeito da cidade levantou para atender o esporte e o lazer do município que apresenta carência. 

 

 

Thiago Nascimento, arquiteto e urbanista da Seminfra

 

 

A ideia é conectar o Ginásio Lourival Baptista com a Bica dos Pintos incluindo novos equipamentos de diferentes modalidades para atender variados públicos, além da ideia da sede da Secretaria de Esporte e Lazer de São Cristóvão. “É uma área de intervenção de aproximadamente 5.000m² e dá suporte estrutural aos atletas do município”, complementou Thiago.

 

Para o prefeito Marcos Santana, ambos os projetos estão sendo elaborados com todo cuidado para suprir as necessidade diagnósticas no município e que as mesmas venham dar mais conforto e prospecções para o povo. “São obras que beneficiarão as redondezas, no caso do Centro Comercial do Eduardo Gomes, os comerciantes terão um ambiente com mais qualidade e higiênico; enquanto ao projeto do esporte, é uma carência no município que estamos tentando corrigir e que servirá para o esporte de atletas e futuros atletas, quando também um espaço educativo e de lazer para as crianças”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier