Seminário de Doenças Crônicas: Secretaria de Saúde de São Cristóvão leva capacitação a profissionais da rede

07/10/2022 - 18:49 Atualizado há 2 horas

Aconteceu na manhã de hoje (7) na Faculdade Regional da Bahia (Unirb) o Seminário sobre Doenças Crônicas para profissionais de saúde da rede de São Cristóvão. O evento aconteceu como atividade de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde e foi voltado para as equipes de Estratégia de Saúde da Família.

O objetivo do encontro foi organizar e pactuar os cuidados voltados para as Doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, entre outras.

“Dentre as Doenças crônicas não transmissíveis a Hipertensão Arterial Sistêmica e  a Diabetes mellitus são as principais condições relacionadas a morbimortalidade, e o cuidado continuado é imprescindível para controle e evitar possíveis agravos e complicações de saúde”, explica Luísa Vale de Carvalho, coordenadora da atenção básica da SMS São Cristóvão.

“Entendendo a Atenção básica como porta de entrada e principal de serviço à promoção e prevenção à saúde, as equipes se reuniram hoje com o intuito de qualificar esse atendimento, bem como construir alguns protocolos”, conclui ela.

É importante ressaltar muitas doenças crônicas estão associadas ao estilo de vida do indivíduo e são preveníveis a partir de hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada que evite excesso de açúcar, alimentos industrializados e a prática de atividades físicas.