Semas realiza a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente com a presença da população

16/12/2022 - 16:48 Atualizado há 2 dias

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nesta sexta-feira (16) a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O intuito do evento foi o de reunir representantes da sociedade civil e diversos outros segmentos atrelados a este público, para avaliar os reflexos da pandemia e debater políticas públicas que venham sanar os impactos, além de garantir proteção e defesa à juventude sancristovense.

As discussões tiveram como base o tema central da conferência que abordou a “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade." A secretária da SEMAS, Lucianne Rocha, salientou que, “diversas áreas importantes foram reunidas no evento, como assistência, saúde, educação, cultura e esporte, para juntas atenderem às necessidades deste público que não deve estar ativo apenas na elaboração das políticas, mas no monitoramento e na cobrança do que o poder público venha fazer”, enfatizou.

Lucianne Rocha, secretária da SEMAS

A secretária ainda explicou que “no processo de elaboração de uma política pública é imprescindível a participação da parte mais interessada, que neste caso são as crianças e os adolescentes. Dentro da comissão da conferência nós tivemos a participação efetiva de dois adolescentes do município e realizamos duas pré-conferências para garantir a fala daqueles que não puderam vir à culminância. Hoje o auditório está lotado de adolescentes que pediram para participar e que se inscreveram porque estamos estimulamos essa participação, isso para que a política pública de fato seja construída a partir da necessidade real da população”.

Géssica Silva de Jesus, presidente do CMDCA São Cristóvão, falou sobre a importância de estudar os impactos da pandemia, para que ações mais eficazes sejam elaboradas. “Sabemos o impacto provocado pela pandemia em nível nacional e com certeza no estado de Sergipe e em São Cristóvão não foi diferente. Estamos mapeando os dados para sabermos onde a pandemia impactou especificamente e a partir deste resultado vai ser elaborado um diagnóstico da infância e da adolescência de São Cristóvão. Este será o momento em que vamos saber quantas crianças foram diretamente expostas à violação e a partir daí vamos agir efetivamente”, explicou.

Géssica Silva de Jesus, presidente do CMDCA São Cristóvão

Participaram do evento representantes das diversas secretarias, do Conselho Tutelar, dos Conselhos de Direitos, do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), do Escritório jurídico e ONGs. De acordo com o artesão Mateus Oliveira, que esteve presente e representou a ONG Amigos do Trem, “participar dessa conferência, falar sobre questões que vão influenciar a comunidade, principalmente os jovens e as crianças que atendemos, é uma satisfação que não consigo mensurar. sabemos o quanto é importante o ver o papel do poder público sendo executado e a população envolvida”, disse.

Mateus Oliveira, artesão

Quem também marcou presença na IX edição da Conferencia foi o vice-prefeito e deputado estadual eleito, Paulo Junior. Na ocasião ele agradeceu a presença de todos e disse que “é urgente discutir e elaborar propostas eficientes para desenvolver políticas públicas que garantam esses direitos para a infância e juventude. Que esta conferência possa auxiliar o governo municipal, o governo estadual e até o governo federal no enfrentamento dessas desigualdades sociais que ainda assolam o nosso município, e que neste período pós-pandemia possamos dar uma resposta rápida e enérgica para as nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Paulo Junior, vice-prefeito e deputado estadual eleito

Para a estudante Rita Mariany “ser porta-voz da juventude é motivo de orgulho e um grande compromisso". Já Simon Cantionilia frisou que “o compromisso da gestão com os jovens e com as crianças é algo que está além da educação. Vai desde o trabalho de infraestrutura, como o recapeamento das ruas que facilita e ida para a escola, a entrada nas comunidades, até as reformas nas escolas, a construção de uma área de lazer e saneamento básico. Pelo que vem acontecendo na cidade e nas escolas, com certeza estamos sendo ouvidos”.

Rita Mariany, estudante / Simon Cantionilia, estudante