Primeiro Seminário Inter-religioso de São Cristóvão dialoga sobre defesa dos Direitos Humanos

16/04/2024 - 18:01 Atualizado há 5 horas



Com o objetivo de refletir sobre o papel das religiões na garantia e efetivação dos direitos humanos no município, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã desta terça-feira (16) o primeiro Seminário Inter-religioso com o tema "Diálogos e Defesa dos Direitos Humanos". O evento contou com a presença de representantes das religiões de matriz africanas, cristã evangélica, cristã católica, muçulmana, espírita e Santo Daime. 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas, ressaltou o objetivo do seminário em promover o diálogo entre diferentes vertentes religiosas, fortalecendo os laços entre as comunidades e defendendo os direitos humanos. "Na Semas, enfrentamos o desafio de abordar diferentes perspectivas de direitos humanos, especialmente em um município com uma diversidade religiosa tão marcante. É crucial reafirmar o respeito no campo religioso, baseando-se nos direitos humanos e combatendo a intolerância. Nesse contexto, é fundamental abordar a religiosidade em todas as suas dimensões, em um município tão diversificado como o nosso”, explicou. 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas

 

A diretora de Direitos Humanos da Semas, Gessica Silva de Jesus, expressou sua gratidão pela colaboração de todos. “O primeiro Seminário Inter-Religioso foi construído por muitas mãos, nós da Diretoria de Direitos Humanos e também o secretário da Fazenda Eldro França. Sem dúvidas falar sobre religião é uma tarefa complexa, no entanto necessária. O objetivo do seminário é iniciarmos uma reflexão sobre a importância dos diversos espaços religiosos presentes em nosso município para efetivação dos Direitos Humanos. São Cristóvão é um município diverso em seus aspectos culturais, históricos e também religiosos, e trazer na manhã de hoje parte dessa diversidade religiosa é um marco para nós. Este é o início de uma jornada que precisará ser trilhada por todos", frisou.

 

Gessica Silva de Jesus, diretora de Direitos Humanos da Semas

 

O prefeito Marcos Santana destacou sua alegria ao presenciar a Secretaria Municipal de Assistência Social promovendo um diálogo tão enriquecedor para o município. "É gratificante ver a Secretaria de Assistência Social proporcionando este espaço importante para nossa comunidade. Como gestor, estou comprometido em estabelecer diretrizes que promovam o respeito às minorias e garantias individuais. Acredito firmemente que ao garantir os direitos individuais de cada cidadão, estamos construindo um bem coletivo mais sólido e inclusivo e para isso, devemos reconhecer a importância das religiões para promover valores e ações que beneficiem toda a sociedade", destacou. 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

Participações

 

Entre os participantes do evento, destacou-se o palestrante Luiz Eduardo Oliva, advogado, professor e ex-secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania. Oliva ressaltou que, apesar da evolução da humanidade, ainda falta compreensão sobre a necessidade de união entre as pessoas. Ele criticou o individualismo exacerbado e a estupidez que persistem nas relações humanas, especialmente no que diz respeito aos preconceitos, incluindo os de natureza religiosa.

 

Luiz Eduardo Oliva, advogado, professor e ex-secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania 

 

"Ainda vivemos momentos terríveis em que aquilo que deveria se avançar do ponto de vista do humano, parece que tem uma roda presa. A humanidade evoluiu na tecnologia, alcança patamares inimagináveis, mas do ponto de vista das relações humanas, ela ainda não compreendeu que nós somos gregários por natureza e que dependemos uns dos outros, na sua totalidade. Nesse aspecto, por conta de um individualismo exacerbado e da estupidez que permeia ainda a humanidade, vemos tanto preconceito, e o religioso é um deles”, concluiu Luiz Eduardo. 
 
 

 

Presença

 

O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ilzver Matos, enfatizou a importância do papel das religiões no espaço público e sua relação direta com a garantia dos direitos humanos. "Vivemos hoje um momento muito importante do debate sobre o papel das religiões no espaço público e essa presença está diretamente relacionada à garantia dos direitos humanos. Entretanto, temos visto que há interseções políticas que têm prejudicado o papel das religiões dentro do espaço público. Então, avalio esse momento como muito importante, pois se trata de um resgate do real e do efetivo papel das religiões enquanto componente de transmissão de compromissos éticos, morais, do estado com as pessoas como é a própria religião”, pontuou. 

 

Ilzver Matos, professor Departamento de Direito da UFS 

 

Além dos representantes das diversas religiões, o evento contou com a presença de secretários municipais, trabalhadores do município e estudantes do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo. Destacaram-se também a presença da delegada da DAGV, Dra. Meire Mansuê, e dos professores da UFS: Teresa Raquel, da Pró-Reitoria de Extensão; Romero Venâncio, do Departamento de Filosofia; Dartagnan Abdias Silva, do Núcleo de Graduação em Ciências da Religião; e Sérgio Alex, psicólogo do colégio Elísio Carmelo. 

 

 

Fotos: Dani Santos