Segunda etapa da Avenida Contorno entra na fase final com investimento de mais de R$700 mil

16/01/2024 - 17:21 Atualizado há 2 dias

Com recursos próprios da Prefeitura e superando a marca de R$700 mil reais, a obra de contenção e alargamento da Avenida Contorno, no Centro Histórico de São Cristóvão, agora avança para o final da segunda etapa, trazendo melhorias essenciais para a mobilidade urbana e a infraestrutura local.

Na fase inicial, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) concentrou seus esforços na instalação de uma rede de drenagem nas imediações da Rua da Estação, preparando o terreno para os desafios subsequentes. Agora, após a conclusão bem-sucedida da parte de contenção, a atenção se volta para o alargamento da pista e a recuperação da pavimentação.

Vale lembrar que o principal foco da etapa inicial foi a contenção do talude, eliminando riscos de deslizamento e proporcionando estabilidade à região. A atenção da Seminfra agora se volta para o alargamento da pista e a recuperação da pavimentação, contribuindo diretamente para a trafegabilidade no local.

A segunda fase da obra, agora em processo de finalização, concentra-se na pavimentação granítica da região, que garantirá uma superfície duradoura e resistente, conectando o Centro Histórico ao Campo do Limão e a Rodovia João Bebe Água. A dimensão da Nova Avenida Contorno, aliada aos 550m² de sarjeta instalada para facilitar o escoamento da água, reforça o compromisso da Seminfra em promover não apenas a mobilidade, mas também a sustentabilidade urbana.

De acordo com Júlio Júnior, secretário da Seminfra, "nos próximos 30 dias, acreditamos concluir essa fase crucial do projeto. No entanto, é importante considerar o período de cura necessário, especialmente devido à recuperação de paralelepípedos e o rejuntamento. Estimamos mais vinte dias para garantir a cura adequada do cimento antes de liberar o tráfego sobre o novo calçamento", explicou.

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

Com a conclusão desta fase da obra, o secretário afirma que “São Cristóvão vislumbra um futuro de ruas mais seguras, acessíveis e resilientes, fortalecendo ainda mais sua infraestrutura urbana. O compromisso da administração municipal em investir em projetos que impactam positivamente a qualidade de vida dos cidadãos é evidente, e a comunidade aguarda com expectativa a conclusão deste importante empreendimento”, destacou.

Nos últimos meses, a Avenida Contorno também recebeu melhorias substanciais em termos de iluminação, com a instalação de 25 novos pontos de iluminação em LED. Além disso, uma nova rede de baixa tensão foi implementada, com um investimento adicional de R$ 176.470,01 realizado pela Prefeitura para garantir a segurança e conforto dos moradores locais.

Fotos: Heitor Xavier