Secretaria de saúde inicia planejamento da Programação Anual de Saúde (PAS 2023)

30/08/2022 - 15:41 Atualizado há 3 horas

A secretaria de Saúde de São Cristovão iniciou nesta segunda (29) o Planejamento da programação anual de saúde para o ano de 2023. O evento conta com a presença das diretorias e coordenações que integram a pasta da saúde, além do Conselho Municipal de Saúde.

Para Marília Alves, coordenadora de Instrumentos de Gestão do SUS, esse planejamento se refere ao ano de 2023, para que se faça em consonância com a Lei Orçamentária anual (LOA 2023). “Pretendemos fazer uma integração entre todas as diretorias, pensando nas ações que elas pretendem realizar, assim como o Conselho Municipal de saúde, integrando também o Planejamento Orçamentário”, explica.

Marília Alves, coordenadora de Instrumentos de Gestão do SUS (SMS/São Cristóvão)

Ela explica ainda que o Plano Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano Municipal de saúde do município, apresentando  as ações necessárias para atingir as metas propostas pelo município na área da saúde.

Nele estão contidos os indicadores utilizados para o monitoramento e avaliação da execução das ações, assim como o resumo da previsão orçamentária necessária para atingir os objetivos e metas pactuadas anualmente. A abertura do evento contou com a exibição de um filme sobre a história do SUS e sobre as conquistas realizadas a partir da luta e organização popular. “Importante conhecer melhor os instrumentos de planejamento e gestão do SUS.

E nos últimos anos nós vemos um enfraquecimento das políticas públicas no geral, então temos tentado ser o mais resistente possível. É mais do que necessário nesses eventos a gente fazer um resgate da história do SUS e a importância da defesa do SUS”, conclui ela.

Para Emily Regina, diretora da Diretoria de Gestão do trabalho e Educação na Saúde a PAS é pensada todos os anos e revisada a cada quatro meses, no intuito de ter uma organização do trabalho, revisando o que está sendo feito, observando os custos e o orçamento disponível.

Emily Regina, diretora da Diretoria de Gestão do trabalho e Educação na Saúde (SMS/São Cristóvão)

“A participação de forma integrada com todas as diretorias nos garante além de planejar as ações, ter essa noção de tudo o que está acontecendo dentro da secretaria de saúde, seja ela no setor de trabalho, planejamento, educação na saúde, e principalmente da atenção e vigilância a saúde”, afirma Emily.

“Trazer a história do SUS para essa discussão é também muito simbólico para ver o que já avançamos e observar os perigos dos retrocessos. Para além disso, pensar as conquistas do passado para aquilo que estamos fazendo agora, para temos orgulho da nossa história e para pensarmos o futuro das nossas ações”, finalizou a diretora.

A programação de planejamento segue durante toda a semana, até a sexta-feira (02).

Fotos: Dani Santos e acervo SMS