Secretaria de saúde de São Cristóvão define estratégias de combate à covid-19 e reforça necessidade de aplicação de doses de reforço no município

29/11/2022 - 18:51 Atualizado há 7 horas

A secretaria de saúde (SMS) de São Cristóvão se reuniu na tarde de hoje (29) para definir estratégias de combate à covid-19, levando em consideração o aumento de casos no município nas últimas semanas. As estratégias foram discutidas pela secretária de saúde, Fernanda Santana, com as áreas técnicas da pasta, e as diretorias, incluindo a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, observando os dados epidemiológicos e a cobertura vacinal mais recentes do município.

Dentre as estratégias, a SMS observou a necessidade de intensificar a orientação da população que ainda não tomou as doses de reforço (3ª e 4ª dose). Neste sentido, os profissionais da rede deverão intensificar a realização da busca ativa das pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal. Essa busca será realizada diariamente, tanto nos equipamentos de saúde (UBS, Centros de Reabilitação, Caps, etc.) quanto junto aos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas nos territórios.

Segundo o Coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, José Marcos Santos, "estamos vivendo uma possível quinta onda da COVID-19, e de fato esse é um vírus que veio para ficar, causando surtos ao longo dos anos como outras doenças respiratórias sazonais. Por isso, cabe a todos nós buscarmos a prevenção, cuja melhor estratégia é a vacinação".

"A literatura científica e os dados epidemiológicos evidenciam a importância destas vacinas na proteção/redução das taxas de internação e de mortalidade pela COVID-19. É graças às vacinas que o impacto destas novas infecções em internações e óbitos é incipiente em todo Estado. Dito isso, reforço a fala aos nossos sancristovenves, de todas as idades, para que evitem atrasos na procura às Unidades Básicas de Saúde para o recebimento destas doses, principalmente de reforço, que apresentam coberturas vacinais muito baixas no município", reforçou ele.

Recomendação do uso de máscara para grupos de risco

Além da vacinação com as doses de reforço, a recomendação sobre o uso de máscara de proteção para grupos de risco e para casos suspeitos e confirmados de covid-19 é uma das ações que devem ser priorizadas nos próximos dias como forma de enfrentamento à doença

As pessoas que fazem parte de qualquer grupo de risco, recomenda-se que usem máscara o tempo todo, independentemente de estar ou não com sintomas gripais. Já as pessoas com suspeita ou confirmação de covid é recomendado usar a máscara até 10° dia a partir do início dos sintomas (se for um caso sintomático), e a partir da data de realização do teste (se for assintomático). Confira todas as recomendações clicando aqui: https://publicacao.saocristovao.se.gov.br/post/prefeitura-de-sao-cristovao-recomenda-uso-de-mascaras-a-grupos-de-risco-e-em-casos-suspeitos-ou-confirmados-de-covid-19

Publicação do Boletim Epidemiológico diário

A publicação do Boletim Epidemiológico com a sinalização dos novos casos de covid-19 no município será retomada nas redes sociais e portal da prefeitura para que haja o acompanhamento da população com relação ao aumento de novos casos, incluindo a média móvel e óbitos.

Vacinação contra  a covid-19

É importante lembrar que somente a vacinação pode manter baixos e quase em zero os índices de óbitos e internações por Covid-19.  A vacinação das doses de reforço são imprescindíveis para manter a imunidade da população, por isso a SMS orienta que todos aqueles que ainda não tomaram as vacinas de reforço procurem uma das Unidades Básicas de Saúde do município para completar o esquema vacinal o quanto antes.

Em geral a vacina de reforço é aplicada 4 meses após a segunda aplicação da vacina, e todas estão disponíveis nas UBS das 7h às 16h (e em algumas Unidades até às 19h).

Confira os locais de vacinação covid-19 nas Unidades de Saúde de São Cristóvão (segunda a sexta):

📍 Unidades de Saúde do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h, de segunda a sexta:

💉 UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)

💉 UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)

💉 UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)

💉 UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)

💉 UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)

💉 UBS Bruno Kaique (Madre Paulina)

📍 Locais de vacinação, com funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta:

💉 UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado)

💉 UBS Sinval José de Oliveira (Lauro Rocha)

💉 UBS Tânia Santos Chagas (Povoado Colônia Miranda)