São Cristóvão Verde: mudas são plantadas na Praça Sérgio Souza da Rocha Júnior

17/06/2021 - 15:42 Atualizado há 5 horas

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) começaram a manhã desta quinta-feira (17) plantando mudas, de árvores oriundas da Mata Atlântica, na Praça Sérgio Souza da Rocha Júnior, no bairro Rosa Maria. A ação, que faz parte do Programa São Cristóvão Verde, tem como foco arborizar locais públicos do município, promovendo assim um paisagismo funcional, através de plantas que futuramente irão proporcionar sombra aos espaços.

“A Semap vem fazendo esse trabalho em conjunto com as entregas de praças e readequações de escolas de nossa cidade. Ressaltamos ainda que os próprios moradores também plantam algumas árvores, e nós damos esse suporte para que o ato de plantar seja um encontro entre a população e os espaços públicos, que serão frequentados por todos”, frisou o assessor técnico da Semap, Anderson Cardoso.

Na ocasião do plantio na Praça Sérgio Souza da Rocha Júnior, os técnicos optaram por mudas de: Aroeira-da-Praia, Bela-Sombra, Coroa-de-Cristo e Nogueira-Preta. “São árvores que crescem rápido, cerca de quatro anos após o plantio já estão grandes. Em espaços grandes, como praças da cidade, optamos por espécies que no futuro darão sombra”, informou o técnico agrícola da Semap, Raimundo Góis.

Anderson Cardoso

Pau-Brasil

Uma muda de Pau-Brasil (espécie em extinção) também foi plantada no local, pelos próprios moradores do bairro. A muda, de poucos mais de 10 cm, fará parte do paisagismo do local, servindo também como um símbolo de resistência. “Ficamos muito felizes ao chegarmos à praça e presenciarmos que os moradores tinham feito alguns plantios, incluindo uma muda de Pau-Brasil. A praça é um lugar de acesso de todos, e é muito interessante que os próprios moradores participem desse cuidado”, enfatizou Anderson.

Para José Rubens Secundo, morador da localidade, as pessoas tem papel fundamental no processo de zelar pela praça. “Antes, quando era um matagal, nós mesmos já plantávamos algumas espécies. Agora, que a Prefeitura de São Cristóvão nos entregou essa praça linda, é nosso dever cuidar. Nós moramos aqui, nós usamos esse espaço então é justo que nós o deixemos mais bonito”, finalizou.

Rubens Secundo

Fotos: Heitor Xavier/Arquivo Semap.