São Cristóvão terá creche e Centro de Parto Normal através do Novo PAC Seleções

07/03/2024 - 23:15 Atualizado há 9 horas

São Cristóvão foi um dos municípios contemplados com investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (07), pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para a Cidade Mãe de Sergipe, foram destinados investimentos no eixo que abrange Educação, Ciência e Tecnologia, e no eixo da Saúde.

Dentre as propostas selecionadas em São Cristóvão, destaca-se o Centro de Parto Normal (CPN), no eixo da Saúde. Com ele, o município terá ampliada a oferta de serviços de assistência ao trabalho de parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido, como estratégia para reduzir as taxas de mortalidade materna. Em todo o país, serão 30 novos equipamentos deste tipo financiados pelo PAC e São Cristóvão foi o único em Sergipe a ser contemplado com um CPN.

Já no eixo da Educação, Ciência e Tecnologia, duas propostas foram contempladas: Creche/Escola de Educação Infantil e um novo ônibus de transporte escolar. A partir destes investimentos, a gestão municipal poderá dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos e que tem feito de São Cristóvão uma verdadeira cidade educadora.

O prefeito Marcos Santana acompanhou o anúncio feito pelo Presidente Lula e celebrou a notícia. “São Cristóvão foi uma das cidades sergipanas selecionadas para receber obras do PAC Seleções. Esse é um momento de muita alegria, são obras que o presidente Lula está mandando para nossa cidade para melhorar a vida do nosso povo”, destacou o gestor municipal.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

PAC Seleções

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções irá contemplar mais de 3 mil municípios brasileiros, com investimento de R$ 23 bilhões do Governo Federal que serão aportados em setores como Educação, Saúde, e Infraestrutura Social e Inclusiva.

Mais investimentos em São Cristóvão

Além de participar do anúncio dos municípios contemplados pelo Novo PAC, o prefeito Marcos Santana esteve em Brasília em busca de recursos para vários setores do município de São Cristóvão.

Durante a visita, ele se reuniu com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, e na oportunidade, tratou sobre o bloqueio do sistema de regulação de consultas e exames. Também foram discutidos assuntos como o credenciamento da Urgência 24H a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e novos investimentos na cidade. A reunião foi mediada pelo senador Rogério Carvalho.

Diretora de Gestão do Trabalho, Sayonara Carvalho, Secretária Saúde de São Cristóvão, Fernanda Góes, Dr. Helvécio Magalhães, Prefeito Marcos Santana e o Senador Rogério Carvalho – Foto: Daniel Gomes

O prefeito também esteve reunido com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ele aproveitou o momento para destacar as ações que vêm sendo feitas em São Cristóvão no setor cultural e discutiu sobre o apoio do MinC ao Festival de Artes de São Cristóvão deste ano.

Prefeito Marcos Santana e Ministra da Cultura, Margareth Menezes

Além disso, o prefeito se reuniu com os deputados federais Icaro de Valmir, Yandra Moura e João Daniel, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.