São Cristóvão registra 100 óbitos pela covid-19 e mais de 3000 casos confirmados

18/12/2020 - 01:03 Atualizado há 11 horas



A secretaria de saúde de São Cristóvão registrou nesta quinta-feira (17) 13 casos novos casos de corona vírus e mais um óbito, contabilizando um total de 100 mortes no município pela covid-19. O óbito registrado foi de uma mulher de 84 anos, sem comorbidades. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado hoje, o município possui 3.011 casos confirmados, 2.721 recuperados (90,37%), 185 pessoas em isolamento domiciliar (6,14%) e 5 pessoas internadas (0,17%). Dos 13 novos casos registrados, 05 são mulheres com idade entre 30 e 45 anos, 05 são homens com idade entre 32 e 62 anos e 03 são crianças sendo duas do sexo feminino (com 04 e 12 anos) e uma do sexo masculino (com 10 anos).

 

“Hoje atingimos uma marca da qual não nos orgulhamos, já são 100 vidas perdidas, 100 famílias que choram a perda de um ente querido e que nos traz profunda tristeza. Temos trabalhado de forma incessante para que nenhuma vida seja perdida, mas essa guerra não é de uma pessoa, é preciso que toda a população se comprometa com os cuidados básicos que hoje é o único modo que temos para nos proteger e proteger aqueles que amamos”, afirma Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão.

 

Segundo ela, as medidas de prevenção e contenção da transmissão do vírus devem ser intensificadas cada vez mais até que haja o recebimento da vacina.  “Mais do que nunca é hora de dizer que precisamos reforçar o isolamento social, as medidas de higienização, lavar as mãos, usar álcool gel a 70%, e usar a máscara de proteção individual. Estamos nos preparando para receber a vacina, aguardando que o Ministério da Saúde nos envie, e até lá que continuemos intensificando os cuidados”, reforça a secretária.

 

Atualmente, o número total de óbitos em decorrência da COVID-19 desde o início da pandemia é de 2.381 mortes no estado de Sergipe, 183.735 mortes no Brasil e  1.656.403 em todo o mundo.

 

Segundo Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão, a disseminação do vírus é agravada pelas aglomerações, a falta de higienização das mãos e a negligência com relação ao uso de máscara, hábitos que precisam de atenção por parte da população que possui grande responsabilidade na luta contra o vírus.

 

“Enquanto profissionais de saúde, temos nossas limitações. Se a população não se conscientizar e não entender que é corresponsável com relação a essa situação que vivemos, vai ser muito difícil passar por essa segunda onda ilesos. A segunda onda já começou, e agora precisamos que isso aconteça com o mínimo de perdas possíveis, pois não queremos mais perder nenhuma vida. Pedimos que a população se cuide, cuide daqueles que ama”, afirma ela.

 

“Sabemos que as festas de fim de ano estão chegando e a tendência é que esses momentos com aglomerações aumentem. Então nosso pedido é que as pessoas evitem ao máximo estar em aglomeração, seja em supermercados, feiras, evitem ambientes onde o vírus possa estar sendo disseminado com maior facilidade”, reforça.

 

É importante reforçar que muitas pessoas acham que já estão imunes ao vírus por já terem contraído covid-19 em algum momento, no entanto, a ciência já comprovou que é possível haver reinfecção. “Sabemos que há pessoas que tem contraído o vírus novamente. Após 3 meses da primeira infecção, os anticorpos tendem a diminuir, então que não achem que quem pegou uma vez está ileso. Isso ainda é muito recente para a ciência. As pessoas podem voltar a pegar, por isso todo cuidado é pouco. Retomem os hábitos que tínhamos no início da pandemia: distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara, que são nossos grandes aliados no combate à covid-19”, reforça Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão.

 

 

BAIRRO DE MORADIA DOS CASOS CONFIRMADOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR + INTERNADOS EM 17/12/2020 - SÃO CRISTÓVÃO

 

Eduardo Gomes: 36
Centro: 28
Rosa Maria: 26
Rosa Elze: 17
Divineia: 12
Luiz Alves: 10
São Gonçalo: 08
Lourival Batista: 06
Madre Paulina: 05
Romualdo Prado: 05
Povoado Rita Cacete: 05
Tijuquinha: 04
Povoado Cabrita: 03
Povoado Parque Santa Rita: 02
Marcelo Déda: 01
Irineu Nery: 01
Povoado Aldeia: 01
Povoado Chica: 01
Povoado Feijão: 01
Povoado Pedreiras: 01
Povoado Timbó: 01
Povoado Candeal: 01
Várzea Grande: 01
Não identificado: 14

 

TOTAL DE CASOS ATIVOS: 190

Imagem: g1