São Cristóvão é o primeiro município sergipano a aderir ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae

25/05/2022 - 14:59 Atualizado há 10 horas



O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, assinou na manhã da última terça-feira (24), o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa tem como objetivo gerar um ambiente de negócios voltado para o desenvolvimento, dinamizando a economia, e gerando emprego e renda para a população. Com a assinatura, a Cidade Mãe de Sergipe torna-se pioneira na adesão ao programa que irá contemplar outros nove municípios sergipanos neste ano.

 

“Esse programa traz um pacote de soluções importantes para o nosso projeto de desenvolvimento econômico de São Cristóvão e da capacitação dos servidores públicos e servidores. Nosso município foi escolhido pelo Sebrae para ser o piloto desse programa, o que me deixa muito contente. Saio da reunião com a expectativa ainda maior em relação aos nossos projetos e a geração de resultados positivos para o nosso povo”, declarou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. 

 

Gestão municipal e equipe do Sebrae se reuniram na última terça

 

De acordo com o consultor do Sebrae Nacional, Everton Avi, o Programa procura fazer uma transformação no município, trazendo uma série de políticas públicas que vão melhorar  o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo. Ele detalhou que o Cidade Empreendedora abrange seis eixos estratégicos, sendo eles: Gestão Municipal; Lideranças Locais; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola.

 

“Nós estamos na primeira etapa do Programa, que é a apresentação para o prefeito, para adesão e formalização da participação do município. A partir disso teremos uma grande reunião com os secretários municipais, e logo após acontece a aplicação de fato. As ações irão ocorrer ao longo do ano de maneira paralela, com especialistas para cada eixo. Algumas ações que o município vai participar são eventos, capacitações estaduais, consultorias, e outras atividades para que a gente possa criar um melhor ambiente de negócios para o cidadão que quer empreender”, explicou o consultor.

 

 

Consultor do Sebrae Nacional, Everton Avi

 

A gerente da unidade de ambiente de negócios do Sebrae, Marianita Mendonça, explicou que São Cristóvão foi um dos municípios escolhidos para integrar o Programa por conta das ações implementadas nos últimos anos junto ao Sebrae. “É um marco para nós o dia de hoje com essa apresentação do Programa para o prefeito e alguns secretários, e nossa intenção é apresentá-lo para todos os munícipes. Acreditamos muito no prefeito, que recentemente ganhou em duas categorias do Prêmio Prefeito Empreendedor”, afirmou.

 

Ela explicou ainda que este primeiro ciclo de ações tem previsão de duração de sete meses, e a proposta do Sebrae é que, a partir de janeiro haja a implantação do Ciclo 2, com a continuidade das ações. Nele, serão abordadas questões como o Marketing e Desenvolvimento Territorial, Inovação e Sustentabilidade, e Associativismo. “Começaremos com os seis eixos de desenvolvimento e depois fazemos a ampliação do Programa. Acreditamos que até o final da gestão o município vai estar com a chancela do Sebrae para o Cidade Empreendedora”, complementou Marianita.

 

 

Gerente da unidade de ambiente de negócios do Sebrae, Marianita Mendonça

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, reforçou a importância da parceria entre Prefeitura e o Sebrae para o crescimento do município em diversas áreas. “Essa parceria vai ajudar a gente a desenvolver toda a parte econômica e de gestão no município, além de fomentar o empreendedorismo local não só com atividades de educação empreendedora como também em ações para atrair novos investimentos, principalmente do pequeno negócio, gerando emprego e renda para São Cristóvão”, apontou.

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira

 

Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha; o secretário de Fazenda, Orçamento e Planejamento, Eldro da França; secretária de Educação, Quitéria de Barros; além de representantes do Sebrae.

 

 

Fotos: Dani Santos