São Cristóvão é a 3ª cidade do país que mais avançou no Ranking de Competitividade dos Municípios

05/03/2024 - 17:32 Atualizado há 17 horas



O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado como uma forma de promover e avaliar uma competição saudável entre o setor público do país. Essa competitividade sob a visão da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público na promoção do bem-estar social, necessidade da população e geração de um ambiente de negócios favorável. Seguindo estas perspectivas, na pesquisa referente ao ano de 2023, São Cristóvão se destacou sendo a 3ª cidade do país que mais avançou no estudo e a 1ª do Nordeste. 

 

A cidade de São Cristóvão ficou na posição 226, na lista geral com 410 municípios; posição 14 na lista da região Nordeste; e posição 9 no Cluster G100. A pesquisa feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP) informa que essa competição saudável faz com que os municípios busquem melhorar seus serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e se desenvolverem dentro da cidade. 

 

E foi nessa perspectiva que a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), não mediu esforços para a execução de iniciativas que trouxeram inúmeros benefícios para a cidade e sua população, desencadeando melhorias em vários setores como na economia, empregabilidade, socialização e formação profissional da população, fazendo a Cidade Mãe de Sergipe conquistar grandes avanços. 

 

De acordo com a pesquisa, São Cristóvão ganhou 101 posições após avanços nas 3 dimensões: instituições, com +56 posições; sociedade com +97 posições; e economia com +32 posições. Dessa forma, São Cristóvão conquistou a posição 226 na lista geral, e a posição 14 na lista dos municípios pesquisados no nordeste. 

 

O relatório de pesquisa também inclui o Cluster do G100, que se refere à classificação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para designar o grupo de municípios com população superior a 80 mil habitantes que possuem alta vulnerabilidade socioeconômica e baixa renda per capita. Este grupo, nos últimos anos, vem se mobilizando, de forma conjunta, para a defesa de pautas em prol da melhoria de sua competitividade. Nesta pesquisa, 111 municípios foram estudados, e São Cristóvão ficou muito bem posicionada na 9ª colocação. 

 

Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, esses avanços são os resultados de um trabalho feito com dedicação. “Ter nossos avanços sendo destacados neste ranking é muito significativo, desde a visibilidade e reconhecimento da cidade até a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e o estímulo à inovação e ao desenvolvimento econômico e sustentável em diversos setores que regem o crescimento de uma cidade. Isso pode ajudar a atrair mais investimentos, criar um ambiente propício ao crescimento e ao bem-estar da população”, destacou. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet



 

Fotos: Heitor Xavier