São Cristóvão celebra 434 anos de história na próxima segunda-feira (1º)

29/12/2023 - 13:40 Atualizado há 7 horas



O primeiro dia do ano, para muitos, simboliza o sentimento de renovação, e em São Cristóvão, esse sentimento se mistura ao orgulho de fazer parte de uma cidade que possui um legado de mais de quatro séculos. Na próxima segunda-feira, 1º de janeiro, a Cidade Mãe de Sergipe celebra 434 anos de história.



Com aproximadamente 100 mil habitantes, concentrados em uma área de quase 438 mil km², São Cristóvão preserva as suas riquezas materiais, imateriais e continua sendo o berço da cultura sergipana, que é retratada através das manifestações folclóricas, religiosas, da arquitetura repleta de prédios históricos, além dos eventos que a prefeitura faz questão de manter vivos, para a preservação das tradições do seu povo, a exemplo do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que completou 51 anos em 2023.



Reconhecida como a Cidade Mãe de Sergipe através da Lei Nº 8.824/2021, São Cristóvão foi fundada em 1590 por Cristóvão de Barros, e sua trajetória histórica é caracterizada pela influência das eras da União Ibérica e da invasão Holandesa na construção das suas Igrejas, assim como a passagem de personagens importantes na história de Sergipe como o sancristovense João Nepomuceno Borges, conhecido como João Bebe Água, e de Santa Dulce dos Pobres, primeira santa nascida no Brasil. 

 

 

 

Além disso, a Cidade Mãe também traz uma cultura rica em campos como a gastronomia, como é o caso do biscoito Bricelet, que recebeu o título de patrimônio cultural imaterial do Estado de Sergipe pela Lei 8.931/2021, e da cultura popular através de grupos como Samba de Coco da Ilha Grande, as Caceteiras do Mestre Rindú e o Reisado do Mestre Satu.



 

Compromisso com a população



Nos últimos anos, os moradores de São Cristóvão têm presenciado mudanças significativas dentro do município que melhoraram suas vidas de diversas maneiras, e em 2023 não foi diferente. Equipamentos que antes estavam deteriorados, como a Bica dos Pintos, o Cristo Redentor e o Ginásio de Esportes Gevaldo Costa Pereira foram entregues completamente requalificados. Praças foram construídas e requalificadas, ruas foram pavimentadas, obras de grande porte como a Rodovia Conselheiro Carlos Pinna foram iniciadas e os moradores agora têm mais lazer e qualidade de vida. 

 


Cristo Redentor

 

Na educação, diversos prêmios consolidaram o trabalho que vem sendo desenvolvido, a exemplo do Prêmio Escola Destaque 2023. O professor foi ainda mais valorizado, com a equiparação do salário dos professores ao piso nacional do magistério e a convocação de mais profissionais aprovados no concurso público. 

 


Prêmio Escola destaque

 

No setor de empregos, São Cristóvão também foi destaque, ficando entre os municípios que mais geraram emprego em Sergipe, conforme apontou o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged). E para potencializar ainda mais esse número, o município bateu recorde no número de capacitações que visam preparar os moradores para o mercado de trabalho. Foram mais de 600 sancristovenses capacitados em vários cursos. 



Mais de 600 sancristovenses foram capacitados

 

Ainda no que diz respeito à geração de renda para a comunidade local, a Prefeitura investiu em eventos como o Festival de Artes de São Cristóvão, Carnaval dos Carnavais, São João da Tradição e Festival do Camarão, que além de movimentar a cena cultural da cidade durante todo ano, também fortaleceram a economia.



E mesmo sendo uma cidade com mais de quatro séculos de fundação, São Cristóvão não deixou de investir na modernização dos seus serviços. Neste ano, dois importantes prêmios conquistados pelo município reforçaram que São Cristóvão está em pleno desenvolvimento. A Cidade Mãe foi reconhecida em três categorias do ranking de cidades mais inteligentes e conectadas do país, pelo Ranking Connected Smart Cities, e foi premiada com o segundo lugar no ANCITI Awards 2023, na categoria cidades com até 100 mil habitantes, por suas ações de inovação.

 


 

Na saúde, novas equipes de saúde da família foram contratadas, agentes comunitários foram empossados, campanhas de prevenção e de vacinação foram realizadas, e prédios passaram por requalificações para melhorar sua estrutura, como é o caso da Urgência 24h, que está sendo ampliada. Além disso, mais de 30 mil procedimentos ou atendimentos foram realizados pelos Centros de Especialidades do Município.



Já a Assistência Social, o programa Tá Na Mesa seguiu contribuindo para combater a insegurança alimentar, promover inclusão social, desenvolvimento econômico e beneficiar os pequenos agricultores do município. Foram mais de 3 mil cestas básicas distribuídas e 60 mil Kg de alimentos da agricultura familiar repassados para os usuários do programa. Além dele, o Bolsa Família Municipal tem beneficiado mensalmente famílias em situação de extrema pobreza.

 

Outras ações importantes como a realização do Concurso Público para Guarda Municipal e outras áreas da Prefeitura, implantação do Consórcio do Transporte Coletivo, a inauguração do Facilita São Cristóvão, e assinatura do contrato para construção da Rodovia que ligará o Centro Histórico ao Aeroporto de Aracaju também marcaram o ano de 2023 e mostram que a gestão municipal segue promovendo ações que conectam o passado e o presente na construção de um futuro de desenvolvimento para os sancristovenses.

 


Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a história de São Cristóvão é marcada pela capacidade de se reinventar e enfrentar as adversidades com determinação, e em 2023 não foi diferente. Para o próximo ano, o gestor reforça que será necessário muito empenho para garantir que mais sancristovenses sejam beneficiados pelas ações do município.

 

 “Neste aniversário de 434 anos, reafirmo o compromisso com o desenvolvimento, a promoção da cultura e o bem-estar de todos os sancristovenses. Estamos construindo o futuro hoje, e cada desafio é uma chance de inovar, de aprender e de crescer. Sei que juntos e com responsabilidade, continuaremos a escrever os novos capítulos dessa história, garantindo que São Cristóvão seja cada vez mais um lugar de oportunidades, inclusão e qualidade de vida. Que esta celebração seja um convite à reflexão, à união, e à construção de um futuro ainda mais promissor para nossa cidade”.




Prefeito Marcos Santana

 

Programação de aniversário

 

Para comemorar o aniversário de 434 anos da cidade,  a Prefeitura preparou uma programação especial com atrações musicais nacionais, sergipanas e sancristovenses. O evento vai acontecer na Praça do Centro Comercial do Eduardo Gomes a partir das 16h, e contará com as apresentações de Daniel Abençoado, Marcelino e Banda, Thaís Helena e Sarah Farias.

 

16h - Daniel Abençoado

17h30 - Marcelino e Banda

19h - Thaís Helena 

20h30 - Sarah Farias 

 

 

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos