São Cristóvão apoia pesquisa do Ministério da Saúde sobre prevalência da COVID-19

09/09/2021 - 17:13 Atualizado há 4 horas



O Ministério da Saúde está realizando a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV), um estudo soroepidemiológico nacional que visa estimar a prevalência da COVID-19 em diferentes territórios do país. A PrevCOV está sendo realizada em 274 municípios e inclui São Cristóvão como um dos quatro locais de coleta de dados em Sergipe. Serão pesquisados 144 domicílios em São Cristóvão, buscando atingir 489 moradores do município, que foram selecionados previamente pelo Ministério da Saúde através de uma base de dados do IBGE.

 

 

 “A PrevCOV possui uma primeira etapa de entrevistas via contato telefônico e a segunda etapa com coleta de sangue dos respectivos moradores que foram selecionados na PNAD COVID-19/IBGE (em andamento), sendo esta última realizada em domicílio ou, opcionalmente, no próprio laboratório. Reforçarmos a importância da participação dos sancristovenses, aceitando a equipe da Clínica Santa Clara para a coleta da amostra, inclusive porque na terceira etapa da PrevCOV está prevista a devolução do resultado destes exames aos participantes, após análise da Fundação Oswaldo Cruz”, explica José Marcos, Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SMS.

 

 

“Em reunião recente com a equipe do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão se mostrou disponível e assegurou o apoio logístico e de comunicação necessário para a sua realização em nosso município” reforça o coordenador.

 

A pesquisa tem por objetivo geral estimar a prevalência da infecção pelo vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, em residentes do Brasil, com estimativas para as capitais, unidades federadas e regiões metropolitanas de capital. Busca permitir análises mais precisas da morbidade e letalidade pela doença para apoiar a tomada de decisão com relação ao enfretamento da pandemia. As entrevistas e coletas de amostras iniciaram em agosto e têm previsão de finalização em 30 de setembro de 2021.

 

Em caso de dúvidas, a população pode acessar o site da pesquisa através do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov