Rodovia Paraíso das Águas é entregue com uma vasta programação no Povoado Pedreiras

19/09/2022 - 16:02 Atualizado há 8 horas

No último sábado a Prefeitura de São Cristóvão entregou a obra de pavimentação asfáltica da rodovia que liga o Centro histórico ao povoado Pedreiras – Rodovia Paraíso das Águas.  A programação da inauguração teve início as 15 horas com a realização de uma missa com Frei Boris na Capela Santa Cruz.

A rodovia tem 5,3 km com 7 metros de largura e custou ao todo R$ R$ 4.444.899,37 em recursos próprios do município.

A Solenidade de entrega iniciou as 16 horas e foi bastante prestigiada pela população local. Além do prefeito Marcos Santana, estiveram presentes lideranças comunitárias locais, o secretariado municipal e os vereadores Edson Pereira, Rafael do Sucatão, Thiago Correa, Marcos Lázaro, Luciano da Colônia e Ítalo Macário.

Inês Nascimento e Rosália Cruz

As senhoras Inês Nascimento de 78 anos, liderança comunitária, e Rosália Cruz de 74 anos, professora, cantaram em agradecimento pela obra e emocionaram os presentes. O ex-vereador Marcos das Pedreiras falou em nome da comunidade e agradeceu a obra que há muito esperavam. “Pedi muito por esse benefício que hoje foi realizado por Marcos Santana. Hoje estou feliz por ser daqui e por essa obra”, disse.

Vereador Ítalo Macário

Ao usar a palavra, o vereador Marcus Lázaro lembrou quando realizou um trabalho de catequese no povoado e da péssima qualidade da estrada à época. “Eu só tenho que agradecer em estar aqui num momento como esse. As pessoas da comunidade, as lideranças e todos nós que estamos aqui, confiamos na gestão do Prefeito Marcos Santana. Pode contar comigo e com toda a população das Pedreiras’’, concluiu. O vereador Ítalo Macário disse que “a prefeitura está realizando o sonho de todos os moradores das Pedreiras e dos demais povoados da região como Chica, Tinharé”. O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Pereira, falou que a comunidade Pedreira é um canteiro de obras porque além da rodovia teve três ruas pavimentadas, ganhou uma nova escola totalmente requalificada e um posto de saúde reformado.

Prefeito Marcos Santana

O prefeito Marcos Santana foi o último a falar e começou agradecendo aos vereadores que dividem com ele a tarefa de reconstruir a cidade, lembrando que ninguém faz isso sozinho, que é preciso parceria. “A ordem de serviço dessa rodovia foi assinada, exatamente, há um ano (15.09.2021), com um compromisso de fazer uma obra de qualidade que sirva ao povo hoje e as próximas gerações. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida porque estou concretizando um sonho, entregando um sonho acalentado há muitas décadas pelo povo das Pedreiras que queriam poder trafegar no verão sem a poeira, e no inverno sem a lama. Esse era o sonho do povo das Pedreiras e em 2017 nós também incorporamos ao nosso planejamento esse sonho e construímos a Rodovia Paraíso das Águas”, declarou.

O prefeito também lembrou que é uma obra para além das Pedreiras, que beneficia outras comunidade como a Ilha Grande, e que também é uma obra importante para o turismo, para aumentar o fluxo de turistas, e que através do turismo possa gerar emprego e renda em São Cristóvão a partir do povoado Pedreiras.

Passeio Ciclístico

Como parte da programação, aconteceu também um Passeio Ciclístico. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Cristóvão (Semel), e partiu da Praça São Francisco terminando na Praça Irmã Magna nas Pedreiras.

Com uma distância de cerca de sete quilômetros, foram aproximadamente 150 atletas e amadores inscritos, dentre corredores e grupos de bicicleta. Na operação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/SC) também estavam presentes para dar auxílio e segurança aos participantes.

Klewerton Siqueira - secretário de esporte, lazer e turismo

Para o secretário da saúde, Klewerton Siqueira, o passeio foi uma forma de valorizar a obra. “É uma valiosa obra feita com recursos da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, então nada melhor que prestigiarmos com essa atividade esportiva. Esse passeio ficará marcado nos anais da nossa gestão”, disse.

Valdir Araújo - ciclista

O ciclista sancristovense Valdir Araújo destacou a ação como forma de promoção à saúde e elogiou o trabalho que a gestão fez na Rodovia Paraíso das Águas. “É muito bom ter esses eventos patrocinados pela Prefeitura porque é um incentivo a atividade física, além de ser uma forma de lazer. O povoado Pedreiras vivia num descaso há mais de 50 anos e hoje ganhou um tapete para comunidade”.

Demerson - blogueiro

Quem também estava presente, representando a comunidade das Pedreiras, foi o blogueiro e cover de Tirulipa, Demerson, que considerou a ação um presente para os moradores do Povoado. “Sou de lá, moro desde que nasci e nós sofríamos bastante, principalmente em época de chuva que havia muita lama, os carros não passavam e passávamos dois a três dias sem trabalhar. Então esse assalto foi uma maravilha e agora é só felicidade. Esse passeio está sendo ótimo para comemorar a nossa rodovia Paraíso das Águas”, concluiu.

Ana Oliveira - ciclista

Ana Oliveira é sancristovense e contou que esse foi o seu primeiro passeio ciclístico, e acrescentou que gostaria de ver mais ações do tipo. “É um evento muito bom e que deveria ter mais, foi um super apoio da Prefeitura. Eu não tinha visto a rodovia ainda, mas o Prefeito está de parabéns. A região estava precisando e os moradores agradecem”, finalizou.

Feira São Criativos

Os moradores da região puderam comercializar artesanato e alimentos numa edição da feira São Criativos que foi montada na praça do povoado. Teve comida regional, bijuterias, bolsas e caixas decorativas, dentre outros.