Reunião discute alterações nos horários de funcionamento de museus e igrejas em São Cristóvão

17/03/2023 - 17:11 Atualizado há 10 horas

Na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito Marcos Santana acompanhado da diretora presidente da Fumctur, Paola Santana, se reuniu com o arcebispo Dom João Costa, demais representantes da paróquia e dos museus da cidade mãe, além de representantes da secretaria estadual de turismo para discutir sobre os horários de funcionamento de museus e igrejas da cidade.

Prefeito Marcos Santana

Na reunião o prefeito falou da importância da abertura e do bom funcionamento de museus e igrejas para o turismo no município. Hoje museus e igrejas abrem de terça a domingo, mas além de não prezarem pelo bom cumprimento dos horários, algumas igrejas fecham aos sábados e domingos a tarde. “Nós já disponibilizamos monitores de turismo dentro dos museus e igrejas para manterem elas abertas. Ninguém vem ao município para ver uma igreja de fora”, relatou o prefeito.

A Presidente da Fumctur, Paola Santana, apresentou uma planilha com o número de monitores que a prefeitura já disponibiliza e com uma nova proposta de mais monitores para manterem as igrejas abertas até as 17 horas nos finais de semana. “Hoje a Fumctur investe R$ 207 mil reais por ano com monitores nos museus e igrejas do município, mas estamos dispostos a colocar mais pessoas para que ninguém visite a cidade e sai sem conhecer a beleza arquitetônica e a memória religiosa de Sergipe”, destacou.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

Para o arcebispo é preciso desburocratizar o funcionamento dos museus e arrumar a casa para o turista. “Quero muito ver tudo funcionando bem, colocar tudo em ordem e ver os museus e igrejas cheios”, disse Dom João.

Arcebispo Dom João Costa

Alan Alberto Oliveira, coordenador de comunicação e marketing da Secretaria de Estado do Turismo, lembrou de que o órgão quer investir no turismo religioso e que São Cristóvão é grande case deste turismo no estado. “O município e os investimento que vem sendo feito nele, como a reforma do Cristo, nos mostra que ele é vendável como produto turístico. Vamos discutir na secretaria como podemos contribuir para manter os espaços abertos”, declarou ele.

Alan Albert, coordenador de comunicação da Setur

Resultado

Ao final, ficou decidido que a Prefeitura vai disponibilizar mais monitores, que a paroquia vai estudar e apresentar propostas para as igrejas abrirem durante todo o dia de terça-feira a domingo e feriados, e de que o Estado vai estudar como manter e suprir as necessidades de pessoal no Museu de Arte Sacra, como também ajustar o horário de funcionamento no Museu Histórico de Sergipe após o término da reforma.