Representando São Cristóvão, secretário de infraestrutura, Júlio Júnior participa de evento “Reflexões Sobre o Futuro das Cidades”

05/06/2023 - 18:07 Atualizado há 7 horas



 

A cidade de João Pessoa- PB sediou na última quinta e sexta- feira (01) e (02) o evento Reflexões Sobre o Futuro das Cidades, que reuniu gestores municipais de todo o país e contou com a presença do secretário de infraestrutura Júlio Nascimento Júnior, representando a Prefeitura de São Cristóvão. A iniciativa é da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com o objetivo de debater o futuro e problemas emergenciais das cidades, como explica o secretário: 



“O evento foi uma oportunidade para debater sobre a realidade das cidades brasileiras e como podemos trabalhar para melhorá-las. Só quem busca conhecimento e novas oportunidades de implementação de políticas públicas, pensa, de fato, em preparar nossas cidades para um futuro melhor para as pessoas. Por isso, foram abordados diversos temas, com destaque para  a  desigualdade social, no que diz respeito à habitação e à economia”, pontuou Júlio Júnior. 

 

O secretário destaca que a  habitação social é um direito fundamental de todo cidadão mas, infelizmente, ainda há um grande número de brasileiros que não têm acesso a esse direito básico, por isso ele celebra as discussões  sobre subsídios para a moradia, que foram abordados no evento, como uma alternativa para reverter essa situação.

 

Quanto a pauta da garantia dos direitos humanos, Júlio Júnior ressalta que os municípios desempenham um papel fundamental na implementação de serviços públicos essenciais à essas garantias fundamentais, tais como saúde, educação, assistência social, segurança pública e proteção ambiental, uma vez que a degradação do meio ambiente pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas. Além de medidas que garantam segurança alimentar da população, como o Plano Safra, por exemplo. Para isso, segundo o secretário,  além de uma ação efetiva das gestões municipais, é necessário fomentar a participação da sociedade civil. 

 

Para viabilizar todas essas políticas sociais o equilíbrio das contas públicas é fundamental, e esse foi  outro tema que foi discutido no evento. Para Júlio Júnior os debates realizados durante o encontro  deixam clara a importância de conciliar a organização do orçamento dos municípios com a implementação de medidas necessárias para atender as demandas sociais. 

 

“Com relação à lei do  teto fiscal, que tem sido adotada por muitos estados brasileiros, foi ressaltado que algumas unidades federativas que não aderiram a essa lei tiveram melhorias significativas em suas economias e índices sociais. Isso mostra que é possível adotar outras medidas para equilibrar as contas públicas, sem afetar negativamente a vida da população”, concluiu o secretário. 

 

Participaram do evento, além de prefeitos de dezenas de cidades brasileiras, os ministros: Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Sílvio Almeida (Direitos Humanos), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Juscelino Filho (Comunicações).