Projeto Farmácia Viva de São Cristóvão realiza oficinas sobre plantas medicinais e produção de mudas

13/07/2022 - 14:39 Atualizado há 7 horas



O projeto Farmácia Viva de São Cristóvão está realizando oficinas no município com o objetivo de apresentar as ações do projeto e capacitar os usuários acerca da produção de mudas de plantas medicinais. 

 

A primeira oficina foi realizada na manhã de hoje (13) no Caps Valter Correia, no bairro Divineia. Participaram da oficina os usuários do Caps e comunidade local.

 

 

 

 

“O projeto Farmácia Viva tem como uma das diretrizes a capacitação no que se refere à produção de mudas de plantas medicinais. Essa capacitação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e também nos CAPS de São Cristóvão”, explicou Emerson Nóbrega, Engenheiro Agrônomo da SMS.

 

 

Emerson Nóbrega, Engenheiro Agrônomo da Farmácia Viva São Cristóvão

 

 

“Nessa capacitação, fora a produção em si, também falamos sobre a Farmácia Viva, apresentando o projeto desde sua concepção até o produto final”, complementou ele.

 

 

Informação e momento terapêutico

 

Para Edjane da Silva, Gerente do Caps Valter Correia, o projeto Farmácia Viva, atuando com profissionais especializados no Caps, tem um importante valor terapêutico de saúde.

 

 

 

 

“O Caps tem uma proposta de trabalhar grupos e oficinas terapêuticas, em um cuidado que vai além da medicação. O cuidado em liberdade propõe que o usuário entre em contato com sua história, com sua cultura e com suas experiências”, afirma ela.

 

 

“Aqui o usuário traz sua memória viva, seu contato com esse conhecimento que vem muitas vezes de nossos avós e antepassados. E dessa forma, além de ser um tratamento individual, é também um tratamento coletivo, pois estar no coletivo dá sempre um sentido terapêutico para todos eles”, conclui a gerente.

 

 

 

Edjane da Silva, Gerente do Caps Valter Correia

 

 

Projeto Farmácia Viva

 

O Projeto Farmácia Viva da secretaria de Saúde de São Cristóvão busca garantir à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

 

O Projeto atualmente está em fase de  cultivo das plantas medicinais no povoado Aningas, Zona Rural de São Cristóvão, e no processo de capacitação de profissionais das Unidades de Saúde e população.

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos