Programa Saúde nas Escolas leva informações sobre cuidados com a Dengue, Zika e Chikungunya para estudantes de São Cristóvão

26/03/2024 - 19:04 Atualizado há 10 horas



Por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), a Prefeitura de São Cristóvão tem promovido ações educativas voltadas à saúde em todas as escolas do território municipal. Desta vez, a ação foi realizada na Escola Estadual Senador Paulo Sarasate, com o tema voltado à prevenção contra a Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Na ocasião, duas turmas de Ensino Médio assistiram a palestras e atividades ministradas pela Agente de Combate à Endemias Edilma Santana, pelos residentes de Saúde da Família, a referência técnica de Arboviroses, Ana Clésia Fontes, e a gerente da UBS Irônia Maria Aragão, Simone Melo. O diálogo incluiu como identificar o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas arboviroses, quais as suas fases de proliferação, como evitar e eliminar criadouros do mosquito em água parada, quais os sintomas dessas doenças e o que fazer ao senti-los.

 

 

Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Jaqueline Reis, o combate ao Aedes aegypti está entre o plano de ação articulado para o PSE, devido à importância de enfrentar esse problema, fortalecendo ações de prevenção e combate para a redução da transmissão da doença.

 

“Também visamos aprimorar a educação para a saúde da comunidade, promoção de prática de higiene e também melhorar a consciência e a capacidade de ação da comunidade. Bem como sensibilizar os indivíduos a se colocarem como sujeitos responsáveis e capazes de promover e construir mudanças no seu cotidiano”, afirma a coordenadora.

 

Jaqueline Reis, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente de São Cristóvão

 

Simone Melo, gerente da UBS Irônia Maria Aragão, que atende a região da escola, ressalta que a articulação com as escolas tem sido bem recebida, e três escolas atendidas por ela já entraram no cronograma anual do PSE. “O PSE traz temas importantes que são relacionados tanto à saúde quanto à educação, sempre juntos. Com a saúde e educação trabalhando juntas, podemos abordar temas importantes para crianças e adolescentes, e continuar com a adesão que estamos tendo”, destaca.

 

Simone Melo, gerente da UBS Irônia Maria Aragão

 

Coordenadora da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate, Jaqueline Andrade acredita no PSE como uma opção interessante para criar a conexão entre saúde, educação e juventude, porque os estudantes precisam aprender sobre saúde e as questões estão interligadas com suas vidas.

 

“Assim, os alunos têm acesso às informações sobre as doenças. Agora vamos trabalhar com o tema da dengue e as ações que a saúde está promovendo, que já foram combinadas com a gente. As próximas ações já estão agendadas para o futuro, pois é muito importante para o aprendizado dos nossos alunos”, pontua a coordenadora.

 

Jaqueline Andrade, Coordenadora da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate

 

A estudante Ingrid Luane acredita que com o PSE a população terá mais conhecimento sobre a dengue e outras doenças. "Por causa da conversa de hoje, aprendi os sintomas que a pessoa com dengue pode vir a ter, que qualquer coisa pode ir no posto de saúde para fazer o exame e aprendi a diferença entre a dengue e o Aedes aegypti", relata.

 

Ingrid Luane, estudante da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate

 

Caso sintam sintomas como febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga, os usuários podem buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar o exame e diagnosticar a suspeita de Dengue, Zika e Chikungunya.

 




Como funciona o Programa Saúde na Escola?

 

O PSE é um programa do Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação, que tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. 

 

O programa envolve as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e, atualmente, foi criado o Grupo Intersetorial Municipal do PSE (GTIM-PSE), incluindo a saúde, educação e outras secretarias como a do Meio Ambiente, de Assistência Social, Esporte e Lazer e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur). 

 

 

“Esse trabalho intersetorial vem com o objetivo de planejamento, execução, gestão de recursos financeiros e material do Programa Saúde na Escola, bem como acompanhamento e monitoramento das ações do PSE no território de forma a atender as necessidades e as demandas locais da população de São Cristóvão. Dentro desse grupo, estamos criando o Plano de Operacionalização do PSE, que são algumas diretrizes para nortear as equipes de educação e de saúde no seu planejamento anual do PSE”, explica novamente Jaqueline Reis.

 

No planejamento, as ações podem ser em conjunto ou guiadas por apenas uma secretaria participante do GTIM. A Secretaria de Saúde, por exemplo, estará à frente da campanha de vacinação do PSE, que em breve levará todas as vacinas de rotina para as escolas no intuito de atualizar o cartão de vacinação de todos os estudantes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

 

 

Com o plano de operacionalização, as equipes envolvidas com o PSE estão articulando as 13 rodadas de ações que acontecerão ao longo do ano, previstas pelos ministérios. Caso haja necessidade de uma ação extra na escola mediante às demandas específicas do território, os profissionais também realizarão uma nova ação, como por exemplo, trabalhado a saúde mental.

 

Mário Mendes, como coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, participa da construção de diretrizes para o desenvolvimento do Plano de Operacionalização do PSE, direcionando as ações no município e envolvendo o programa com outros setores.

 

“A escola é um potente espaço para promoção da saúde, pois o público infanto-juvenil deve ser prioridade no trabalho da promoção à saúde, tanto pela idade quanto pelo papel multiplicador junto às famílias e comunidades em que estão inseridos. É uma oportunidade que não podemos perder”, afirma.

 

Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos de São Cristóvão

 

Fotos: Dani Santos e Clara Dias