Programa Saúde com Agente abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos

17/03/2022 - 16:39 Atualizado há 4 horas



Estão abertas até 18 de abril de 2022 as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Os cursos funcionarão na modalidade de ensino a distância (EAD) e são totalmente gratuitos.

 

Ambos os cursos são promovidos pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira do Programa Saúde com Agente, que é coordenado pelo Ministério da Saúde.

 

São Cristóvão aderiu ao Programa Saúde com Agente no 2º semestre de 2021, buscando fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) atuantes no município.

 

 

 

Quem pode se inscrever nos cursos

As vagas ofertadas destinam-se aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias, trabalhadores ativos do Sistema Único de Saúde (SUS) que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Saúde com Agente. São Cristóvão é um desses municípios. 

 

 

Quais os pré-requisitos para fazer o curso

Os Agentes devem possuir formação de nível médio, ou estar cursando o último ano do Ensino Médio, ou ainda estar matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

 

 

Quando tempo dura curso

Tanto o Curso técnico para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) como o Curso Técnico para Agentes de Combate às Endemias (ACE) possuem duração de 10 meses (com carga horária de 1.275 horas).

 

 

Onde fazer as inscrições

A inscrição deverá ser realizada através de sistema de inscrição da UFRGS, disponível no link:  https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao.

 

 

Qual o prazo para se inscrever

As inscrições abriram no dia 14/03/2022 e seguem até às 23h59min do dia 18/04/2022.

 

 

Onde buscar mais informações

Para mais informações sobre os cursos: https://mais.conasems.app/programas/saude-com-agente

 

Edital completo: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-1-de-4-de-marco-de-2022-384048969