Prefeitura trabalha para evitar impactos decorrentes das chuvas

03/03/2021 - 16:06 Atualizado há 1 dia

Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), a Prefeitura de São Cristóvão vem realizando diversos serviços que proporcionam aos moradores uma melhor qualidade de vida, diminuindo assim possíveis transtornos decorrentes das chuvas previstas para os próximos meses. Desta forma, os agentes da Semsurb já intensificaram os trabalhos nos canais das avenidas Saneamento (Rosa Elze) e João Bebe-Água (bairro Marcelo Déda), realizando a remoção de resíduos sólidos, as limpezas manuais e os alargamentos das margens. De maneira paralela, também estão sendo feitos serviços de recuperação do calçamento e da rede de drenagem em ruas do Grande Rosa Elze.

Agindo de forma planejada, as equipes da Semsurb impulsionaram as ações de limpeza de canais do município, se antecipando ao período de chuvas e minimizando problemas como enchentes e alagamentos (provocados pela necessidade de manutenção nos córregos). Segundo André Vital, coordenador de serviços urbanos, as limpezas são importantes para a redução de danos.

“Nós já identificamos que com as limpezas e alargamentos, como esses que fizemos no canal da João Bebe-Água, os desgastes depois na infraestrutura são bem menores. Com esse alargamento da margem, por exemplo, nós estamos aumentando o espaço para o escoamento da água, e, consequentemente, não haverá entupimento e nem pessoas sofrendo com pontos de enchentes”, explicou André.

Ainda de acordo com o coordenador, a Semsurb dispõe de uma equipe específica para a realização das limpezas nos canais do município. “Com essa equipe destinada somente a isto, nós conseguimos estabelecer uma ordem para os serviços, com limpezas sequenciais diariamente. Quando finalizarmos todos, retornaremos para o primeiro e vamos recomeçar tudo outra vez, numa espécie de rodízio”, declarou.

Recuperação de calçamento e drenagem

As recuperações de calçamentos realizadas pelas equipes da Semsurb melhoram a mobilidade urbana. “Nós estamos fazendo esse trabalho de recuperação nas ruas C e Deputado Ulisses Andrade, tapando os buracos das vias. Aqui no Marcelo Déda vamos fazer essa ação em quatro ruas, iniciando pela rua C”, informou o coordenador.

Sobre os trabalhos na rua Dep. Ulisses de Andrade, André Vital explicou que foi feita uma manutenção completa na parte de drenagem juntamente com a recuperação do calçamento. “Nossas equipes fizeram a manutenção em três caixas de águas pluviais e três bocas de lobo, já que o sistema de drenagem estava defasado. Também fizemos as mudanças de manilhas, e para finalizar vamos fazer a tampa de concreto”, finalizou.

Fotos: Arquivo Semsurb