Prefeitura terá dois pontos de atendimento urgência e emergência montados durante o FASC

22/11/2022 - 15:00 Atualizado há 8 horas



Duas estruturas de atendimento urgência e emergência serão montadas pela Secretaria de Saúde do município (SMS) para atender o público durante o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

 

Um dos pontos de atendimento (Posto 1) terá sua estrutura montada dentro do prédio do Paço Municipal, na Praça São Francisco, onde fica o Palco principal (Palco Gal Costa). O outro ponto (Posto 2) será montado no prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), na Praça do Carmo, próximo ao Palco Frei Santa Cecília.

 

 

Serviços de atendimento

 

O postos terão suporte de equipe médica composta por 2 médicos, 2 enfermeiros e 3 técnicos de enfermagem. Segundo Simone Barreto, Coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SMS, a estrutura está sendo pensada para garantir a atendimento médico a todos que possam precisar durante evento.

 

“Vamos ter leitos, equipe com todo suporte médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todas as medicações necessárias e viaturas que atenderão dentro de uma rota de fuga pensada também de forma estratégica. Acionamos também a SAMU para que haja um suporte das viaturas, que ficarão no Hospital Senhor dos Passos”, explicou ela.

 

 

Simone Barreto, Coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SMS

 

 

Segundo a coordenadora, o atendimento médico estará disponível a partir da quinta-feira (01), primeiro dia do Festival, através de uma ambulância que estará próximo ao Paço Municipal (na Praça São Francisco) das 17h às 23h. A partir da sexta-feira (02) os dois postos de atendimento irão funcionar com horários específicos.  

 

 

PONTOS DE ATENDIMENTO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DURANTE O FASC

 

Quinta-feira (01) -  Ambulância no Paço Municipal - 17h até às 23h.

Sexta-feira (02) - Paço Municipal 19h – 3h e Praça do Carmo 18h – 2h

Sábado (03) - Paço Municipal 18h – 4h e Praça do Carmo 18h – 2h

Domingo (04) - Paço Municipal 19h – 2h e Praça do Carmo 18h – 2h

 

 

“Toda estruturação está sendo montada para que a saúde possa atuar fazendo o atendimento à população com todo suporte que o município tem a oferecer. Os postos irão funcionar nos horários mais estratégicos, durante o período em que haverá a maior parte da população no evento, que são os horários noturnos”.

 

 

A secretaria de saúde de São Cristóvão planejou também duas rotas de fuga que terão o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para facilitar o fluxo de ambulâncias durante o festival. Não será permitido estacionar veículos no trajeto das rotas, que compreendem o percurso dos Pontos de Atendimento até o Hospital Senhor dos Passos, que atenderá situações de maior complexidade.

 

 

Lá estarão disponíveis 3 viaturas da do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), sendo duas do estado e uma do município, que também dará apoio necessário durante o festival. A estrutura dos postos de atendimento serão montadas na próxima quinta-feira (01).