Prefeitura promove Seminário de Sensibilização para alinhamento dos ODS

29/08/2023 - 18:16 Atualizado há 2 dias



Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de São Cristóvão deu início ao seminário  de sensibilização, a fim de promover junto às secretarias o  alinhamento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das 169 metas que constituem a Agenda 2030. O encontro ocorreu no auditório do Paço Municipal, reunindo secretários, coordenadores e diretores, com o intuito de identificar estratégias para integrar os ODS em políticas públicas locais, visando o progresso sustentável e a melhoria da qualidade de vida para os cidadãos. 

 

O evento teve início com a fala da secretária da Assistência Social (Semas), Lucianne Rocha, que destacou as recentes realizações, incluindo as conquistas do prêmio Cidades Sustentáveis e o reconhecimento como primeiro colocado entre os municípios pequenos no programa “Diálogos, Diversidade e Inclusão”. “Saímos destes eventos com as responsabilidades ainda maiores, pois sabemos que temos muito mais a mostrar. A partir da minha secretaria, percebi que precisávamos compreender melhor sobre a Agenda 2030, para realizarmos o nosso alinhamento administrativo com planejamento e organização, pensando sobretudo no bem da população”, pontuou. 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas

 

Em seguida, o prefeito Marcos Santana destacou a relevância dos objetivos e das metas que constituem a agenda que deve ser cumprida até 2030, como guia para a construção de um futuro mais justo e sustentável. Ainda durante a ocasião, ele frisou a importância da palavra sensibilização e enfatizou a importância da participação de todos os setores na busca por soluções que promovam o desenvolvimento da cidade. 

 

Marcos Santana, prefeito

 

“Esta sensibilização é de grande relevância para que todos os que compõem a gestão compreendam a importância de vincular as nossas tarefas diárias, bem como o nosso planejamento e orçamento a estes objetivos. Porque se assim fizermos, todas as secretarias utilizarão da mesma energia para alcançar resultados positivos no tocante à sustentabilidade, seguindo os parâmetros estabelecidos pelos ODS. Que este encontro venha sensibilizar a todos os que fazem parte do nosso quadro estratégico, para que no cotidiano os 17 ODS sejam uma realidade posta em prática, pensando principalmente no bem da nossa maior motivação, que é a população do nosso município”, declarou o prefeito.

 

 

A coordenadora geral no Estado de Sergipe e conselheira do Movimento Nacional ODS, Sandra Sena, enfatizou que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são um convite para um mundo melhor, especialmente diante das ameaças ambientais que enfrentamos. “Este chamado é para que o município de São Cristóvão, como Cidade Mãe de Sergipe, construa essa agenda no estado de Sergipe de forma pioneira, para que toda a equipe técnica da gestão ambiental possa entender o que são esses ODS e qual a importância deles para a nossa qualidade de vida”, explicou. 

 

Sandra Sena, conselheira do Movimento Nacional ODS 


O Secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior, ressaltou a relevância da gestão ao conscientizar os funcionários sobre a Agenda 2030. “Esta é uma iniciativa global da ONU que visa abordar questões como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas e acesso a serviços essenciais. Ao promover a adesão a esses objetivos, a gestão reconhece que o cumprimento das metas não é apenas um dever internacional, mas também uma forma de atender às necessidades da população e esta é a principal razão do nosso trabalho”, avaliou o secretário. 

 

 Júlio Júnior, secretário da Seminfra

 

Eldro da França, secretário da Fazenda, Organização, Planejamento e Gestão (Semfop), ressaltou a iniciativa como um passo significativo rumo à transformação positiva do município. Ele conduziu uma dinâmica interativa que permitiu aos participantes observar resultados, discutir ideias e propor ações concretas para a integração dos ODS nas políticas públicas locais. “Esta reunião representa o primeiro passo para territorializar as metas e iniciar um trabalho mais específico. No âmbito municipal, o alinhamento da LDO já foi realizado, visando que a elaboração do orçamento de 2024 seja feito com base nos 17 Objetivos da Agenda 2030”, disse.

 

Eldro da França, secretário da Semfop

 

Fotos: Heitor Xavier