Prefeitura promove capacitação de servidores para utilização de novo sistema eletrônico que vai otimizar a tramitação de processos administrativos

19/01/2024 - 22:30 Atualizado há 1 dia



 

A Secretaria Municipal de Governo e Gestão (SEGOV), através da Diretoria de Informação (DITIN), promoveu nesta semana uma capacitação com os servidores de diversos setores da gestão municipal para a apresentação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). 

 

O SEI foi instituído  pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é um sistema avaliado pelos mais importantes órgãos Públicos como uma ferramenta  de gestão de documentos e  de  processos eletrônicos, capaz de revolucionar a tramitação de processos administrativos nos mais diversos órgãos e entidades da administração pública. Com a iniciativa, a gestão deve ganhar em  eficácia e economia de recursos públicos, como explica Josenilson Silva Santos, Diretor de Tecnologia da Informação. 

 

“Através da implantação do  SEI em nosso Município, por meio do Decreto 011/2023, e com o treinamento ministrado pela DITIN a todos os servidores do município, todos vão estar aptos a executar os serviços diários de forma eletrônica, trazendo com isso uma grande economia para o Município já que não será necessário o trâmite de processos físicos, sendo assim, evitando despesas em todas as secretarias e autarquias”, pontuou. 

 

 

Josenilson Silva Santos, Diretor de Tecnologia da Informação

 

 

Além disso,  o sistema protege  os processos, e  documentos contra possíveis  perdas de arquivos garantindo a guarda através do acervo virtual dos documentos públicos, que são de interesse coletivo. 



Entre os servidores presentes, Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), destacou a importância de todos os setores da gestão estarem unificados, executando as melhores práticas na administração pública. 

 

“É importante para a administração do município que todos os servidores estejam capacitados para utilizar esse sistema que a prefeitura está implantando. Por isso, o nosso esforço, por saber da perspectiva de que essa iniciativa pode melhorar a prestação de serviços”, ressaltou.  

 

 

Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da Semma

 

Já Renata Pereira, servidora da ouvidoria da Secretaria de Saúde chamou a atenção para as possibilidade que o novo sistema tem de trazer benefícios concretos na prestação de serviços à população:

 

“Eu acho essa iniciativa  importante porque vai possibilitar um acesso rápido ao sistema e atendimento célere para a população sancristovense. Os servidores têm que estar capacitados para oferecer um melhor atendimento, através de um aprendizado contínuo”, concluiu. 

 

 

Renata Pereira, servidora da ouvidoria da Secretaria de Saúde

 

Fotos: Dani Santos.