Prefeitura promove Baile Dançante para idosos do CRAS em São Cristóvão

28/04/2023 - 14:22 Atualizado há 4 horas

Na tarde da última quinta-feira (27), idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de São Cristóvão, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participaram do Baile Dançante realizado na Associação de Moradores do Loteamento Lauro Rocha. O evento, que foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), reuniu idosos do Centro Histórico e contou com dinâmicas, aulas de dança e muita animação.

De acordo com Gilzanira Nascimento Bastos, gerente do CRAS São Cristóvão, o baile tem o intuito de promover o fortalecimento de vínculos através da integração entre os idosos na comunidade. “Os idosos que participam têm a oportunidade de interagir com outros e de conhecer outras comunidades porque geralmente os encontros são itinerantes. Estamos sempre explorando lugares novos. São aproximadamente cinqüenta idosos que frequentam o SCFV e nossa meta é tirá-los da ociosidade ofertando uma melhor qualidade de vida”, contou.

Gilzanira Nascimento Bastos, gerente do CRAS São Cristóvão

Para a aposentada Maria Francisca de Jesus Santos, as atividades do CRAS são capazes de melhorar a saúde. “Estes eventos são muito importantes para mim e tenho certeza que para todos que estão aqui, porque dá uma energizada no corpo e na mente. Eu digo isso porque estava meio amedrontada, mais isolada e sem muito ânimo, porém após a minha entrada no grupo, tudo mudou. Faz seis meses que participo e não abro mão de estar aqui, dançando, cantando e me divertindo”, disse.

Maria Francisca de Jesus Santos, aposentada

Quem concorda com Maria Francisca é Jivanete Correia de Azevedo, aposentada. Ela salienta a importância destes encontros para melhorar ou manter a saúde. “Eu sou a prova de que a diversão alimenta a alma e salva vidas. Eu estava com a saúde um tanto abalada e ao sair de casa para estas atividades percebi que elas vão além do divertimento. Estou neste grupo desde o princípio, há alguns anos e eu amo. Vejo as minhas amigas, brinco, dou gargalhada, faço as pessoas rirem e é uma felicidade grande”, disse entusiasmada.

Jivanete Correia de Azevedo, aposentada

Quem não perde um evento é Manuel Eugênio dos Santos Filho. “Para mim é muito importante porque estas atividades me fizeram caminhar, literalmente. Eu não saía de casa e vivia prostrado na cama. Hoje eu passeio com eles, sou muito bem acolhido, bem tratado pela equipe e sinto vontade até de dançar. A gestão está de parabéns por tudo o que promove, especialmente por este baile que está maravilhoso”, afirmou.

Manuel Eugênio dos Santos Filho, aposentado

Fotos: Heitor Xavier