Prefeitura participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos com encontro entre gestores municipais

07/06/2023 - 16:18 Atualizado há 2 dias

Na última segunda-feira (05), o Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES) deu início à programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos com o Encontro de Gestores e Gestoras Municipais de Instituições Arquivísticas do Estado de Sergipe. O encontro reuniu representantes de diversas cidades, incluindo o município de São Cristóvão, que na ocasião apresentou suas demandas e projetos.

O evento teve como objetivo fortalecer o Sistema Estadual de Arquivos (SIESAR), além de promover a troca de experiências e a discussão de pautas relevantes para a preservação e acesso aos documentos históricos, como destacou o diretor do Arquivo Público Municipal de São Cristóvão, Adailton Andrade. Agradecido pela participação no evento que vai completar 100 anos em 2024.

No evento, o Arquivo de São Cristóvão teve a oportunidade de apresentar os investimentos que a Prefeitura tem feito na modernização do arquivo, “tanto na capacitação do pessoal, quanto em EPIs, uniformes, equipamentos  e infraestrutura. A gestão vem superando os desafios enfrentados no gerenciamento e conservação de seus acervos documentais, além de fomentar iniciativas que visem a preservação e difusão do nosso patrimônio”, destacou o diretor.

Além da equipe que compõe o arquivo da Cidade Mãe de Sergipe, o evento contou com a presença de Edson Fontes, secretário municipal de Governo (Segov) e Eldro da França, secretário municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento (Semfop).  Tais presenças demonstram o comprometimento da gestão em apoiar iniciativas voltadas para os arquivos municipais, sobretudo na cidade de São Cristóvão, que possui 433 anos de existência.

Fotos: arquivo do setor