Prefeitura investe mais de 440 mil reais em requalificações das unidades de saúde

14/08/2020 - 18:10 Atualizado há 9 horas

Mais dignidade para a comunidade, melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde é o que faz a Prefeitura de São Cristóvão ao realizar uma série de melhorias e readequações nas unidades de saúde do município. Ao todo foram contempladas 13 unidades, com um investimento superior a R$ 440 mil, provenientes de recursos próprios e de emendas parlamentares.

Para o prefeito Marcos Santana, as obras nos equipamentos de saúde refletem o cuidado que a prefeitura tem com a população. “A qualidade das obras demonstra o cuidado e o respeito com a população e com o dinheiro público. Todo mundo tem direito a ser tratado em ambientes acolhedores e bonitos. É isso que buscamos nas obras, transformar os lugares para cuidar com dignidade”, falou o prefeito.

Segundo a arquiteta da secretaria de saúde, Leila França, os investimentos feitos nas unidades impactam positivamente na qualidade do serviço ofertado. “A gente busca atender o que é exigido pela norma, de acordo com o que a gente tem de espaço na unidade, se tem possibilidade de mudanças estruturais para melhor atender a população com mais conforto e qualidade no serviço, como também oferecer um ambiente de trabalho adequado para os funcionários” disse a arquiteta.

Readequações

As mais de 17 readequações e requalificações concluídas nas unidades de saúde já são sentidas no cotidiano de quem faz uso dos equipamentos. Um exemplo disso é a Unidade de Saúde da Família Maria Luiza dos Santos Nascimento, no Povoado Cabrita, que foi totalmente requalificada e segundo o morador Gileno Francisco Nascimento, deixou a comunidade muito feliz. “Vejo com alegria, satisfação e honra para todos os moradores do povoado. Nunca fomos tão bem servidos como estamos sendo nessa gestão. Ver ela desse jeito hoje nos deixa muito satisfeitos”, afirma o morador. Gileno foi casado com Maria Luiza, que foi homenageada dando nome ao espaço.

Com recursos avaliados em aproximadamente 340 mil reais, os principais serviços feitos foram de revisão das instalações hidrossanitárias, elétricas e drenagens; instalação de forro PVC; necessidade de mudança do padrão de carga elétrica para trifásica; instalação de novos pontos de tomada, água e esgoto, e aumento de carga para suportar instalação dos condicionadores de ar.

As unidades readequadas foram as seguintes: Unidade de Saúde da Família José Antônio de Lima – Colônia Miranda; Unidade de Saúde da Família Luiz Alves – Luiz Alves; Unidade de Saúde da Família José Macário de Santana – Várzea Grande; Unidade de Saúde da Família Doutor José Raimundo Aragão – Alto da Divineia; Unidade de Saúde da Família Mariano Nascimento – Rosa Maria; Unidade de Saúde da Família José Augusto Barreto – Cabrita; Unidade de Saúde da Família Maria José Figueiroa - Eduardo Gomes; Unidade de Saúde da Família Laudelina Lima de Andrade – Caípe Velho; unidade de Saúde da Família Alice Freire - Pedreiras; e  a Unidade de Saúde da Família Parque Santa Rita - Parque Santa Rita.

Inaugurações

Nesta sexta-feira, 14, foram entregues mais duas unidades para a população: a UBS Laudelina Freire, no Povoado Caípe Velho, e a UBS Parque Santa Rita, situada no povoado homônimo. Para esses dois equipamentos, foram investidos aproximadamente R$ 110 mil em equipamentos que elevam a qualidade de vida dos moradores dessas comunidades.

Manutenções

Também foram realizadas manutenções prediais nas unidades na USF Tijuquinha, UBS Jairo Teixeira de Jesus, no Centro, e na USF Sinval José de Oliviera.