Prefeitura e Senac iniciam cursos de qualificação voltados para o fortalecimento do turismo em São Cristóvão

16/07/2021 - 14:30 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Sergipe (Senac/SE), deu início na tarde da última quarta-feira (14), aos dois cursos de aperfeiçoamento que tem como foco o fortalecimento do turismo no município. Ao todo, são 56 sancristovenses beneficiados com os cursos de Atendimento de Qualidade e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Realizada no Museu Histórico de Sergipe, a aula inaugural contou com a presença do prefeito Marcos Santana, que reforçou o compromisso da gestão municipal em garantir condições para que os sancristovenses se capacitem. “O papel da administração é ofertar as condições para que nosso povo se qualifique, empreenda e consiga gerar renda. Nossa cidade tem um grande potencial turístico e o turista que vem quer ser bem acolhido, por isso buscamos junto ao Senac esses cursos para preparar as pessoas que atuam neste ramo”, destacou o gestor municipal.

Prefeito Marcos Santana

A diretora- presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana, ressaltou a importância dos cursos ofertados, já que, segundo ela, neste momento o nível de exigência do turista é maior. “Por conta da pandemia, o nível de exigência dos turistas está muito maior. Eles querem saber se o prato está limpo, se o garçom está de máscara, como é o atendimento no local, dentre outros fatores. A ideia é resgatar o sentimento de empreendedorismo na cidade, e para isso nós estamos com essas turmas, mas continuamos dialogando com o Senac para que mais cursos sejam ofertados”, afirmou a diretora.

Comerciante do ramo de alimentos, Renan Alves, é uma das pessoas que está participando do curso de Atendimento de Qualidade. Ele acredita que essas preparações são fundamentais neste momento. “Neste momento de pandemia nós temos que nos diferenciar, nos aprimorar, e um curso como esse é muito importante. Com essa gestão a nossa cidade está se preparando para receber mais turistas, e nós do comércio também temos que estar preparados para atender essas pessoas”.

Renan Alves, comerciante

Responsável pela Diretoria Municipal do Trabalho da Semast, Neusa Malheiros falou sobre a importância da aproximação entre os empreendedores locais e o poder público para o fortalecimento do município. Para ela, “a beleza de São Cristóvão é muito maior que a arquitetura. Aqui existe um povo bonito, trabalhador, que ama a cidade, e a gestão municipal e todos os cidadãos tem seu papel no desenvolvimento do município. Nós estamos buscando aprimorar cada vez mais o caminho, para que a população seja capacitada, mais turistas frequentem a cidade e São Cristóvão seja vista com bons olhos pelo Brasil e pelo mundo”, apontou.

Os cursos

A coordenadora de captação de recursos da Fumctur, Sandra Sena, explicou como foi o diálogo com o Senac para trazer para São Cristóvão os cursos de Atendimento de Qualidade e Boas Práticas para Serviços de Alimentação. “Nós já tínhamos uma boa relação com a instituição, então buscamos o Senac novamente para trazer cursos que pudessem qualificar a população, nesse momento em que vislumbramos um turismo mais criterioso que virá para o município. Nossa equipe do turismo realizou a busca ativa nos bares, restaurantes e demais locais frequentados por turistas, fazendo o trabalho de sensibilização para que pudéssemos atender o maior número de pessoas”, explicou a coordenadora.

O curso de Atendimento de Qualidade possui carga horária de 21h, enquanto o de Boas Práticas para Serviços de Alimentação tem 16h. Em ambos, o aluno terá certificado comprovando o aperfeiçoamento na área. “Nossa pretensão é fortalecer o comércio para que eles possam dar um bom atendimento ao turista que vem à cidade. O foco é passar as metodologias corretas de atendimento e de se manipular os alimentos, para que eles sejam bem cuidados e a população possa ter o manuseio tranquilamente”, detalhou o gerente da unidade móvel do Senac/SE, Edson Dias de Araújo.

Gerente da unidade móvel do Senac/SE, Edson Dias de Araújo

Foto: Heitor Xavier