Prefeitura e IBGE realizam reunião para discutir sobre aglomerados subnormais do município

26/09/2023 - 17:43 Atualizado há 2 dias

Foi realizada na manhã desta terça-feira (26), no Paço Municipal, a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura de São Cristóvão e representantes de diversas comunidades da cidade, com o objetivo de discutir questões acerca dos aglomerados subnormais que compõem o território do município.

Representando o Instituto, o coordenador da área de São Cristóvão, Lucas Rodrigues, durante o encontro foram validadas as informações que o IBGE coletou em 2018 sobre os aglomerados subnormais do município, que se caracterizam por ser ocupações irregulares de terrenos e que, em geral, possuem um padrão urbanístico irregular. Em São Cristóvão, conforme o levantamento do IBGE, 14 comunidades foram identificadas com essas características.

“A nossa finalidade hoje é validar algumas informações que foram coletadas em 2018, já que se passaram cinco anos desde então, e algumas classificações poderiam não mais corresponder à realidade. Junto às comunidades e a Prefeitura, nós tentamos validar se esses locais se caracterizam como invasão, loteamento irregular, ou outra denominação, e se a nomenclatura utilizada pelo IBGE é a mesma que os comunitários e o município utilizam hoje”, explicou o coordenador.

Coordenador da área de São Cristóvão, Lucas Rodrigues

Um dos secretários presentes no encontro foi Júlio Júnior, responsável pela pasta da Infraestrutura, que destacou que o conteúdo apresentado pelo IBGE dialoga com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seminfra. “Coincidentemente nós estamos elaborando o Plano Local de Habitação de Interesse Social, e o IBGE apresentou hoje dados importantes que serão utilizados nesse processo de construção. Nós estamos justamente na fase do levantamento de dados e a partir disso nós faremos um planejamento para cumprir as metas da ODS”.

Durante o encontro, o prefeito Marcos Santana reforçou a importância de manter o diálogo com o IBGE, e enfatizou que os dados obtidos por meio do Censo Demográfico contribuirão para o planejamento do município nos próximos anos.  “Nós já estamos trabalhando todo nosso planejamento dentro dos Objetivos do ODS, e no próximo ano, com as informações do IBGE, a base do Plano Plurianual que será desenvolvido em 2024”, apontou o gestor.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana