Prefeitura de São Cristóvão investiu mais de R$ 1 milhão na iluminação pública no primeiro semestre de 2023

28/06/2023 - 13:33 Atualizado há 15 horas

Por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) a gestão municipal vem garantindo segurança e conforto para a comunidade através das substituições das lâmpadas de vapor metálico por lâmpadas LED e com implantação de novas redes de iluminação, que tem contemplado diversos bairros e povoados do município. Somente neste primeiro semestre de 2023, a prefeitura chegou a investir um valor superior a R$1 milhão.

A iniciativa visa promover não apenas a segurança dos cidadãos, mas também impulsionar o desenvolvimento local, proporcionando um ambiente mais acolhedor e estimulante para moradores bem como visitantes. A ação tem a intenção de prevenir crimes e acidentes, aumentando a sensação de bem-estar da população. Além disso, ruas e praças bem iluminadas contribuem para a mobilidade e acessibilidade, permitindo que as pessoas se desloquem com mais tranquilidade durante a noite, como afirma o engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora.

“As obras de iluminação pública que a prefeitura vem realizando desde 2017, com a ampliação do parque de iluminação do município em locais que não existiam pontos IP ou irregulares, promovem mais conforto e segurança para os sancristovenses de todo o município, mas também, ao trocar as luminárias de vapor sódio por LED, reduz os danos ao meio ambiente, menor custo de manutenção e consumo de energia”. Bruno adiciona ainda que está sendo planejado a finalização de mais obras ainda este ano. “Pretendemos finalizar o ano com 12 mil pontos de iluminação, sendo mais de 6 mil com luminárias LED. Uma ampliação de 41% de novos pontos IP de desde 2017, quando recebemos o parque de iluminação com 8541 pontos IP”.

Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb

As ações da iluminação pública acontecem por ruas pelos bairros e povoados, sendo realizadas as substituições por lâmpadas LED instaladas em braços 1,5m, 2m e 3m. No mês de janeiro, com um investimento de R$ 183.825,50, foram contempladas ruas do povoado Umbaúba, Irineu Neri, SE 065, Colônia Miranda, Divinéia, Romualdo Prado e Lourival Batista.

Em fevereiro, com um investimento de R$ 24.870,38, as ruas contempladas pelos serviços foram nos bairros Eduardo Gomes, Rosa Maria e povoados Colônia Miranda e Rita Cacete. Já em Março, o investimento chegou a R$ 48.970,84, contemplando ruas do Rosa Maria, Luiz Alves e povoados Umbaúba e Timbó da Barragem.

Implantadas lâmpadas de LED

Algumas ruas do bairro Madre Paulina já  tiveram a iluminação substituída, assim como Antônio Carlos Valadares, no trecho da nova pavimentação; bairro Marcelo Déda, Centro, SE 464, além dos povoados Brasilinha, Cardoso e parte do Timbó da Barragem. Esses serviços foram feitos nos meses de abril, maio e junho, alcançando um investimento de R$ 108.334,33.

Para o prefeito Marcos Santana, esse investimento demonstra um dos compromissos da administração em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “As lâmpadas LED representam uma solução tecnológica avançada que traz consigo uma série de benefícios para nossa cidade. Além de serem mais duráveis e confiáveis, elas também oferecem uma eficiência energética incomparável. Isso significa que seremos capazes de reduzir custos de manutenção e operação, liberando recursos financeiros que podem ser direcionados para outras áreas essenciais do município”.

Prefeito Marcos Santana

Serviços em andamento

Os serviços de iluminação pública acumulam investimentos não só com as substituições, mas também com todo o processo de realização das obras. Até o momento, foram 24 obras de iluminação pública, com 08 concluídas, 04 em execução, 07 aguardando o início e 03 em previsão.

Atualmente, está sendo colocada uma nova rede de baixa tensão para atender a iluminação pública na Rua O e N do Lafaiete Coutinho, no Eduardo Gomes. Também foram instalados 3 novos pontos com luminárias LED 30w em braços de 2m, totalizando um investimento de R$ 21.587,50. Demais obras em execução estão localizadas nos povoados Camboatá, Cardoso, Cabrita, Aningas, Caípe, Recreio do Passarinhos, parte do bairro Marcelo Déda e loteamento São João.

As próximas obras previstas que estão em situação de iluminação irregular ou sem iluminação são no povoado Cardoso e Aningas. Todas essas últimas obras têm seus investimentos individuais, cada uma superando um valor de R$ 20 mil. Após a finalização dessas obras, serão mais de 255 novos pontos IP com luminárias LED.

Fotos: Heitor Xavier