Prefeitura de São Cristóvão inaugura o canal da Rua Társsio Barbosa Ramos Olanda no bairro Eduardo Gomes

29/02/2024 - 17:24 Atualizado há 3 horas

A tarde desta última quarta-feira (28) foi marcada por emoção e de sonhos realizados no bairro Eduardo Gomes com a entrega oficial da cobertura e urbanização do canal da Rua Társsio Barbosa Ramos Olanda, conhecida como antiga Rua G.  A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), investiu com recursos próprios um valor aproximado de R$2,9 milhões de reais, possibilitando aos moradores da localidade mais um espaço de lazer, segurança e embelezamento, além de ter sido uma obra que impacta diretamente na saúde da população local.

A obra do canal possui 746m de comprimento, 3.879,20m2 de laje de cobertura, volume de concreto armado de 149,20m3, uma área de paisagismo com grama esmeralda de 800m2; são 3.879,20 m2 de piso pigmentado colorido polido, acessibilidade com 33 rampas para deficientes e 42,40 m2 de piso tátil direcional e 50 postes de iluminação.

Para o secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior, a obra foi importante em diversos aspectos, mas, principalmente, nos aspectos de embelezamento da localidade e a contribuição na saúde da população. “É uma obra importante do ponto de vista da paisagem urbanística que modificamos completamente, aqui era um canal aberto, e transformamos nesse belíssimo calçadão, investindo em paisagismo, iluminação, acessibilidade e estamos muito felizes com o resultado. Além disso, a reforma contribuiu no combate a proliferação de mosquitos, e isso impacta diretamente na saúde das pessoas daqui dessa localidade”.

Júlio Júnior, secretário de Infraestrutura

O prefeito da Cidade Mãe de Sergipe, Marcos Santana, destacou em sua fala que a entrega desse mais novo equipamento se trata de um atendimento de pedidos da própria população. “Estamos aqui, na verdade, atendendo uma demanda antiga da população, há muitos anos ela exigia essa obra. Primeiro que o canal aberto deixava a via feia, e segundo que trazia uma série de possibilidades de criação de vetores maléficos à saúde pública. Portanto é uma obra que atende aos pedidos do nosso povo, ela traz beleza para essa região e atende a uma finalidade urbanística”.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

População

Para Marlene Cruz, aposentada que reside no bairro Eduardo Gomes há 46 anos, a reforma do canal deu adeus aos casos de acidentes no local. “Esse tempo todo moro na mesma rua e na mesma casa, e tenho orgulho disso. Estou muito feliz com essa reforma, era algo esperado por todos desta localidade, era um sonho da gente, e ficou muito bonita. Aqui antes era uma lagoa cheia de matos e de lixos; teve uma vez que cheguei a cair e me machucar, não só eu, mas isso aconteceu com várias pessoas. Agora, não, tá linda, perfeita! Graças a Deus! O prefeito está de parabéns!”.

Marlene Cruz

Já Rosemary dos Santos, comerciante, destacou que a via ficou mais bonita e organizada, valorizando o espaço e, consequentemente, o comércio local. “Essa reforma era um sonho pra gente, agora tudo ficou mais seguro, mais bonito, deu uma valorização a mais para o local. Eu tenho meu ponto comercial aqui em frente, e essa valorização impacta nas vendas, as pessoas circulam mais por aqui, fazem caminhadas, as crianças brincam. Agora com o canal reformado e a praça também reformada as pessoas transitam com mais frequência, tudo ficou muito lindo”.

Rosemary dos Santos

Vera Lúcia, mais conhecida como Vera do Espetinho, comerciante local, partilha a emoção de ver a reforma finalizada. “Aqui ficou maravilhoso, era algo muito esperado por todos nós ver essa cobertura do canal, melhorou muito as muriçocas aqui o que foi bom para gente, a rua ficou mais bonita que antes era tudo a céu aberto, com matos e lixos tbm. Agora, não, aqui a noite parece uma orla, você ver crianças brincando, mãe e pai junto, está uma maravilha, bom demais!”.

Vera do Espetinho

Homenagem

O nome Társsio Barbosa Ramos Olanda foi sugerido pelo vereador Fabinho Cristo Rei como uma forma de homenagem a um amigo que construiu sua vida no bairro Eduardo Gomes e partiu aos 23 anos de idade, deixando um legado e histórias. Na solenidade de inauguração, familiares do jovem estiveram presentes e agradeceram a iniciativa.

Família do homeageado junto com o prefeito Marcos Santana, secretário Júlio Júnior, deputado estadual Paulo Júnior e vereador Fabinho Cristo Rei

“Eu e minha família nos sentimos gratos pela homenagem ao meu irmão após 10 anos de sua partida. Aqui foi um lugar que ele viveu, foi aqui que teve sua vida escolar, teve seus amigos, e os meus pais continuam morando aqui. Então, para gente não é somente uma homenagem, mas muito mais que isso, é reconhecimento ao que ele deixou: deixou amigos, deixou história, um legado muito bonito vivido por seus 23 anos de vida. Então agradecemos essa homenagem, é lindo olhar para essa rua e ver o nome do meu irmão”, partilha Tárcila Barbosa, irmã do homenageado.

Tárcila Barbosa

Além de Fabinho Cristo Rei, fizeram-se presentes no ato de inauguração os vereadores Joca, Marcus Lázaro, Edson Pereira, Ítalo Macário, Rafael do Sucatão, Edvaldinho Cabeleireiro, Irmão Gibson; deputado estadual Paulo Júnior e corpo secretariado da Prefeitura.

Fotos: Heitor Xavier