Prefeitura de São Cristóvão faz adesão ao Programa Agenda Ambiental da Administração Pública

30/05/2022 - 16:26 Atualizado há 1 hora



Avançando no objetivo de tornar São Cristóvão uma cidade sustentável, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou na manhã desta segunda-feira (30) a Semana do Meio Ambiente de São Cristóvão. Com o tema ‘Uma Só Terra’, a abertura ocorreu no Paço Municipal.

 

A manhã de atividades contou com o momento cultural com a apresentação da música Xote Ecológico (originalmente Luiz Gonzaga) pela escritora e jornalista Shirley Vidal e Felipe Sandes no violão, e uma poesia original da autora Maria Glória. Após isso, o Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e os secretários municipais receberam a entrega do certificado de adesão ao Programa A3P, demonstrando o compromisso da atual gestão com a sustentabilidade na gestão pública. 

 

 

 

 

A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que consiste em estimular os órgãos públicos no desenvolvimento de práticas sustentáveis. A partir da entrega do certificado, o município de São Cristóvão compromete-se na adoção de ações conscientes dentro das secretarias municipais. 

 

Em seu discurso, o Prefeito Marcos Santana ressaltou as ações feitas pela antiga Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) que agora é a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e que terá um novo foco na adoção de políticas de proteção, fiscalização e licenciamento ambiental. “Nesta Semana do Meio Ambiente eu tenho a esperança de que possamos refletir mais para que possamos efetivamente iniciar esse trabalho de consolidação da Semma para que seja uma secretaria forte, atuando no licenciamento e na fiscalização, é o que pensamos, é o que desejamos”, finalizou.

 

Prefeito Marcos Santana

 

De acordo com o secretário da Semma, Edmilson Brito, o objetivo da Semana do Meio Ambiente é “mostrar para a população sancristovense a necessidade da preservação ambiental, considerando que a cidade é rica em recursos ambientais, por meio de várias atividades”. 

 

Edmilson Brito, secretário da Semma

 

Ações verdes

 

Para concluir, a abertura contou ainda com uma palestra sobre aspectos gerais sobre o licenciamento ambiental municipal, realizada pelo analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Romeu Boto. Na oportunidade, ele discutiu um pouco sobre a temática e a descentralização do licenciamento, que auxiliará em melhores procedimentos de uso e ocupação de solo, respeitando as políticas ambientais.

 

Romeu Brito, analista ambiental do IBAMA

 

Para a diretora de gestão ambiental da Semma, Sara Juliana Santana Santos, é esperado que a semana atraia o público local e também a Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de provocar sensibilização acerca das pautas sustentáveis que circulam em São Cristóvão. “Um evento como esse vai além dessas pautas, ele também trata de avanços ambientais para que no ano que vem nós possamos observar os resultados a partir do que foi debatido aqui”, disse. 

 

Sara Santos, diretora de gestão ambiental da Semma

 

Também estiveram presentes na ação outras autoridades, como a representante SergipeTec, Graziela Oliveira, secretários e servidores municipais, e o público geral. 

 

Programação

 

Terça-feira (31/05) - Visita aos órgãos da Prefeitura Equipe Sala Verde São Cristóvão + A3P às 8h

Quarta-feira (01/06) - Oficina de educação ambiental em escolas Equipe Sala Verde São Cristóvão das 10h às 12h

Quinta-feira (02/06) - Circuito Ambiental na Praça São Francisco às 10h

Sexta-feira (03/06) - Plantio de árvores nativas com Prefeito e secretários na Av. Contorno às 8h

 

Fotos: Dani Santos