Prefeitura de São Cristóvão entrega cartões do Bolsa Família Municipal para famílias em situação de extrema pobreza

08/03/2023 - 22:16 Atualizado há 1 hora



Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou na manhã desta quarta-feira (08), os cartões do Bolsa Família Municipal. O programa de transferência de renda prevê o repasse mensal no valor de R$ 100,00. Inicialmente serão contempladas 104 famílias que estão em situação de extrema pobreza. 

 

O cartão Bolsa Família Municipal é exclusivo para compras de alimentos e produtos de higiene em estabelecimentos comerciais instalados no município de São Cristóvão. Até o momento, 47 locais estão habilitados para receber o cartão, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), está atuando para que mais locais sejam cadastrados. 

 

104 famílias foram contempladas nesta primeira entrega

 

O prefeito Marcos Santana aproveitou a oportunidade para agradecer aos vereadores do município pela aprovação da Lei Nº 534/2021 de 23 de dezembro de 2021, que trata sobre o programa. O gestor também reforçou a felicidade em finalmente poder entregar os cartões, visto que esta era uma das metas traçadas pelo município para o enfrentamento à fome. 



“Nossa meta é chegar a 500 famílias contempladas até o final do ano, para que esse cartão seja uma forma de aumentar ainda mais a renda, para que os pais e seus filhos possam ter o direito de se alimentar pelo menos três vezes ao dia. É esse o grande objetivo do nosso Bolsa Família Municipal e nós vamos continuar trabalhando para garantir direitos ao nosso povo”, afirmou o prefeito. 

 

Prefeito entregou o cartão às beneficiárias do programa

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas, detalhou que a escolha dos beneficiários é feita através da base de Dados do Cadastro Único, com realização de visita domiciliar para verificação cadastral. Também pode ser feita através das equipes da Secretaria de Assistência Social, que já acompanham famílias em condições de extrema pobreza. Ela ressaltou ainda que a entrada de novos beneficiários será gradual, na medida da disponibilidade orçamentária e financeira do município.



“Essa é mais uma estratégia da gestão para o enfrentamento à fome em São Cristóvão. Todas as famílias contempladas terão acesso a esse programa através do Cadastro Único, que é uma ferramenta que nos mostra quem são as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza em nosso município. Hoje foi o primeiro passo, em que contemplamos 104 famílias, mas continuaremos fazendo essa inclusão de forma gradual, através da avaliação constante de cada família que esteja em extrema pobreza, garantido que todas elas tenham acesso e direito à alimentação”, explicou Lucianne Rocha, secretária da Semas. 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas

 

Famílias contempladas



A maioria da população usuária de políticas públicas e em situação de extrema pobreza são mulheres, em grande parte, mulheres negras. E na manhã de hoje, o Salão dos Carmelitas estava ocupado por elas. Com o Bolsa Família Municipal, estas mulheres veem a oportunidade de garantir uma melhora na qualidade de vida das suas famílias. 

 

“Esse cartão chegou em um dos melhores momentos, porque será mais uma renda para contribuição familiar. Espero utilizá-lo da melhor forma, adquirindo uma alimentação saudável para nossa família. Vai nos ajudar bastante”, declarou a marisqueira Luana Mayara de Jesus. 

 


Luana Mayara de Jesus, marisqueira

 

Quem também elogiou a iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão foi a marisqueira Ednalva Souza dos Santos. Moradora da Enseada, ela também reconheceu os esforços que a gestão municipal vem fazendo nos últimos anos para melhorar a vida dos sancristovenses. “Para quem precisa, assim como eu, esse benefício chegou em uma boa hora. Marcos Santana tem feito muito por nossa cidade, tem pensando no povo, e a gente só tem a agradecer”, destacou. 


Ednalva Souza dos Santos, marisqueiras

 

Presenças



Estiveram presentes no evento os vereadores Edson Pereira, Rafael do Sucatão, Joca, Thiago Corrêa e Edvaldinho Cabeleireiro, além dos secretários municipais e servidores do município.

 

Quem pode ter direito ao Bolsa Família Municipal 

 

 - A  pessoa precisa estar com o Cadastro Único atualizado; 

 - Em situação de extrema pobreza;

 - Prioritariamente os usuários que ainda não estão recebendo benefício de nenhum programa de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família do Governo Federal (condição que deve ser revista) 

 

Fotos: Heitor Xavier