Prefeitura de São Cristóvão assina termos de cooperação com a SSP para fortalecer segurança na cidade

30/11/2023 - 22:24 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta quinta-feira (30), a Prefeitura de São Cristóvão deu um passo significativo em direção à melhoria da segurança pública local ao firmar dois termos de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de Sergipe. Os termos assinados visam  fortalecer a integração entre a gestão municipal e as forças de segurança estadual, além da capacitação dos agentes de segurança local. 

 

 

A reunião aconteceu na sede da SSP em Aracaju 

 

 

O primeiro termo de cooperação assinado nesta manhã diz respeito ao monitoramento urbano. A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), realizou a instalação de 34 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, e serão instaladas ainda mais 5, totalizando 39 pontos de vigilância estratégica, como explica o secretário de Defesa Social do município, Edmilson Brito. 

 

 

Edmilson Brito, secretário da Desefa Social 

 

 

“Essa iniciativa representa um salto qualitativo no acompanhamento em tempo real das atividades urbanas, proporcionando maior eficácia nas ações preventivas e de resposta rápida. Ao todo, teremos 39 câmeras espalhadas por nossa cidade, em pontos estratégicos, e o monitoramento será feito pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), um dos termos assinados hoje foi para garantir isso”, destaca Edmilson. 

 

 

 

O deputado estadual, Paulo Júnior, também estava presente na reunião 

 

 

O segundo termo de cooperação trata do curso de formação aos novos guardas municipais para a Guarda Municipal que será instalada em São Cristóvão. Edmilson explica que uma das etapas do concurso é a formação capacitadora para os novos guardas, e este curso será realizado pela Academia de Polícia (Acadepol). Essa medida não apenas fortalece a representação e atuação dos agentes municipais na segurança local, mas eleva o nível de preparo e profissionalismo desses servidores.

 

"Este curso de formação dará capacidade aos guardas ter porte de armas. É uma fase preparatória realizada pela própria Adepol e, com este curso, poderemos dar entrada junto a Polícia Federal para os novos agentes de segurança terem o porte de armas e assim, trabalharem com mais tranquilidade e darem mais segurança a nossa cidade”, explica o secretário da Desefa Social. 

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância desses termos de cooperação, enfatizando o compromisso conjunto com a SSP. “É uma importância muito grande, é uma expectativa que eu criei há muito tempo e hoje estamos concretizando. Agradeço à SSP e ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, por se somar comigo em busca de um ambiente mais seguro e tranquilo para os cidadão de São Cristóvão. O povo sancristovense merece se sentir protegido, com bem-estar e confiança na comunidade”.

 

 

 

Prefeito Marcos Santana e o secretário da SSP, João Eloy

 

 

A cidade de São Cristóvão está à véspera da realização do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), e o prefeito Marcos Santana aproveita o momento para ressaltar que a parceria com órgãos de segurança do estado já está firmada, e que colaboração entre as esferas governamentais fará da 38ª edição do Fasc, mais um vez, dias de festas com mínimas ou nenhuma ocorrência. 

 

O secretário da SSP, João Eloy, concorda com o prefeito sobre a importância dos termos assinados, e adiciona combinações futuras para melhorar ainda mais o compartilhamento de forças em prol da segurança dos sancristovenses. “Acerca do termo de monitoramento com a CIOSP, estava combinando com o prefeito Marcos, para que, no futuro, façamos um treinamento para o próprio pessoal da Guarda Municipal também possam fazer esse monitoramento dentro da cidade, ou seja, podemos ter tanto a CIOSP, através da Polícia Militar, monitorando essas câmeras como a Guarda Municipal”. 

 

 

Secretário da SSP, João Eloy, assinado um dos termos de cooperação 



 

Fotos: Heitor Xavier