Prefeitura de São Cristóvão amplia o acesso a iluminação pública

04/06/2020 - 18:13 Atualizado há 12 horas

Com a intenção de fornecer um serviço de iluminação pública de qualidade, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, tem modernizado e expandido cada vez mais o parque de iluminação pública do município. Os avanços são percebidos em toda a cidade, e chegam aos mais diversos bairros e povoados, beneficiando milhares de moradores.

Uma das principais bandeiras da gestão, a revolução no parque de iluminação vem acontecendo desde 2017, e em abril deste ano superou a marca de 3 mil luminárias de LED, o que representa algo em torno de 35% de toda a rede de iluminação pública. Até abril de 2020, a Prefeitura já implantou 124 novos pontos de iluminação pública com luminárias de LED, totalizando até o momento, um investimento de R$ 150.146,75.

Os reflexos dos investimentos feitos são vistos nitidamente no dia a dia dos moradores. O ajudante de pedreiro, Edvaldo Francisco Silva dos Santos, morador do povoado Cabrita,  apontou as melhorias com a instalação da rede de iluminação no local. “Moro aqui há 31 anos e pela primeira vez colocaram iluminação por aqui. Nos sentimos mais seguro agora, porque antes era muito escuro”, afirmou. Lá, houve a instalação de 32 novos pontos de Iluminação pública ao longo de toda a estrada que liga o povoado à Rodovia João Bebe Água.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, essas ações demonstram o quanto a Prefeitura preza pelo bem-estar da população. “São Cristóvão tem aproximadamente 9 mil pontos de iluminação e esse processo de modernização da nossa iluminação da cidade sempre foi uma prioridade nossa desde 2017. Não estamos só trocando lâmpadas, estamos ampliando e levando iluminação para várias localidades, um exemplo disso é a rua A, no Madre Paulina, que foi completamente iluminada com 14 lâmpadas de LED”, destacou o prefeito.

De acordo com Bruno Hora, Engenheiro Eletricista da Secretaria, a instalação dos novos pontos com LED vai gerar mais segurança para a população e reduzirá as despesas da Prefeitura. “Essas luminárias possuem maior durabilidade, são mais ecológicas, não prejudicam o meio ambiente, diminuem a manutenção e tem maior durabilidade. A intenção da prefeitura é ampliar a cobertura de LED em vários pontos da cidade, visando o custo benefício”, disse ele.

Durante os últimos três  anos, foram implantados mais de 1.400 novos pontos de luz, seja nas comunidades ou nas áreas urbanas. A estimativa da Prefeitura é de que até dezembro deste ano, o município tenha 40% de todo o parque de iluminação com luminárias de LED, e que que a marca de 10.000 pontos de iluminação pública seja superada.