Prefeitos de São Cristóvão e de Aracaju assinam termo de colaboração para acesso ao sistema “Aracaju Compras”

19/10/2023 - 20:45 Atualizado há 15 minutos

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinaram nesta quinta-feira (19), um termo de colaboração para transferência de tecnologia e acesso ao código-fonte do sistema “Aracaju Compras”. O projeto desenvolvido pela gestão da capital sergipana permite economia e transparência com os gastos públicos, além de garantir maior celeridade às contratações.

A parceria com a Prefeitura de Aracaju para cessão do código-fonte do “Aracaju Compras”, é mais uma das iniciativas da gestão do prefeito Marcos Santana que visa modernizar ainda mais o município. No ato de assinatura, o gestor de São Cristóvão enfatizou a importância desta colaboração e agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira por disponibilizar o serviço para a Cidade Mãe de Sergipe.

“Nós estamos em um processo de modernização administrativa, institucional mesmo. E aqui, nesse momento, o prefeito Edvaldo Nogueira dá uma prova do seu despojamento, da sua solidariedade com o município de São Cristóvão. Quero agradecer muito a essa atitude de solidariedade que o prefeito Edvaldo Nogueira dá, disponibilizando, no primeiro momento, um código-fonte do sistema, mas já colocando a possibilidade, inclusive, de a gente ter acesso a mais informação. Então, é um momento de agradecimento e de felicidade”, afirmou o prefeito de São Cristóvão.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o “Aracaju Compras” será de grande contribuição para São Cristóvão, assim como está sendo para Aracaju. O gestor lembrou ainda que recentemente os dois municípios anunciaram, junto com Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, a instalação do Consórcio Metropolitano do Transporte Público, e a assinatura desta quinta serviu, também, para reforçar ainda mais a parceria.

“Essa é uma parceria de duas cidades-irmãs, a Antiga Capital e a Nova Capital. A Prefeitura de Aracaju tem um código-fonte de compras e que agora nós estamos compartilhando esse nosso código, esse nosso trabalho com a Prefeitura de São Cristóvão, que com certeza vai ser muito importante para que ela avance também como nós avançamos aqui, no sentido de melhorar os seus procedimentos, os seus atos administrativos. Estou muito feliz de poder, junto com o prefeito Marcos, intensificar mais ainda essa parceria”, declarou Edvaldo Nogueira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, explicou como se deu o diálogo entre os dois municípios para que a parceria fosse firmada. “Foi um trabalho bastante integrado entre os técnicos da Prefeitura de São Cristóvão e de Aracaju. Essa ferramenta vai ser de grande valia para que a gente possa desenvolver os nossos processos de licitação, e com ela ganhamos tempo e também teremos a diminuição de custos para os nossos processos. Agradeço a todos os técnicos que participaram desse trabalho para que esse momento pudesse acontecer”.

Benefícios do “Aracaju Compras”

De acordo com o secretário da Fazenda, Jefferson Passos, o “Aracaju Compras” é um sistema que traz muitos benefícios para a Prefeitura de Aracaju, especialmente na retenção de recursos, fazendo com que o município economize e assim possa investir em outras áreas.

“É um sistema que foi desenvolvido com a inteligência dos técnicos do município e que hoje integra também com o sistema orçamentário, contábil, financeiro, com o Sistema de Encaminhamento de Informações ao Tribunal de Contas, o SAGRES. Ele nos permite que desde o início de todo o processo de contratação, a gente tenha informações, dados, histórico dessas compras  e comparativos de preço. Em resumo, ele racionaliza o processo de aquisição, automatiza o processo de aquisição e nos dá uma estabilidade, uma segurança em relação a todo o fluxo de procedimentos que a gente tem que utilizar”, explicou.

Ainda segundo o secretário, além do ponto de vista administrativo, o sistema tem outra vantagem, visto que, com essas informações levantadas, também é possível encontrar preços mais baratos. “Os licitantes que participam dos nossos processos têm a convicção, a certeza de que aquelas informações são corretas, são adequadas, e isso faz com que eles tenham também a percepção de menor risco em ofertar os seus preços, junto com uma situação de equilíbrio fiscal do município, pagamento em dias dos nossos fornecedores. É um ambiente adequado a uma redução de custos e uma contratação de melhor qualidade”, detalhou o secretário de Fazenda de Aracaju.

Gerenciado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento de Gestão, o “Aracaju Compras” passou por um processo de modernização para chegar ao que é hoje, como destacou o secretário da pasta, Augusto Fábio Oliveira. Segundo ele, o município de São Cristóvão já terá acesso ao código-fonte do sistema com essa atualização.

“Além de passar por um processo de modernização para diminuir o tempo de respostas, ele também foi totalmente adequado para a nova Lei de Licitações e Contratos. O código-fonte que a Prefeitura de São Cristóvão está recebendo contempla o plano de compras anual, com todos os procedimentos. Essa cessão do código-fonte também traz economia, já que, indiretamente o cidadão investiu na Prefeitura de Aracaju e a Prefeitura de São Cristóvão não necessitará investir o mesmo volume de recursos. Isso demonstra que a unificação, gestões que têm visão moderna, antenada com a realidade, podem compartilhar os bons projetos e as boas práticas em prol da população”, finalizou.

Presenças

Também estiveram presentes no ato de assinatura: Josenilson Silva Santos, Diretor de Tecnologia da Informação; Edson Fontes, Secretário de Governo e Gestão; Antony Michael Mitchel Oliveira Silva, Diretor de Licitações e Contratos; e Hebert Barreto, coordenador de desenvolvimento de sistemas.