Prefeito Marcos Santana recebe visita do presidente do Iphan para dialogar sobre obras do PAC que serão executadas em São Cristóvão

25/08/2023 - 13:46 Atualizado há 1 dia

São Cristóvão recebeu ontem (24), a visita do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. Acompanhado do prefeito Marcos Santana, ele visitou os locais onde serão executadas as obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Inicialmente, o prefeito Marcos Santana recepcionou em seu gabinete o presidente que estava acompanhado da superintendente do Iphan em Sergipe, Maíra Campos. Lá, eles dialogaram sobre algumas obras que estão sendo planejadas pela gestão municipal, a exemplo da substituição da iluminação da Praça São Francisco, implantação da rede elétrica subterrânea nas ruas do entorno da Praça, e a construção de um teatro na cidade.

Em seguida, eles saíram em visita os locais que serão contemplados pelas obras do PAC, sendo elas: Convento São Francisco, Museu de Arte Sacra, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, antiga sede da Prefeitura Municipal,  Sobrado do Balcão Corrido, Casa de Câmara e Cadeia, Estação Ferroviária e a Capelinha. Além destes, a comitiva também passou pelo povoado Pedreiras e Mirante do Cristo Redentor.

Visita ao Convento São Francisco

Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, ter o apoio do Iphan para execução destas obras é fundamental.  “Hoje estamos recebendo o presidente do Iphan para olhar as obras que serão realizadas pelo PAC do Governo Lula, o Governo Federal. São várias restaurações de prédios e monumentos da nossa cidade e com isso teremos a possibilidade de ter ainda mais visitantes em São Cristóvão. Agradeço a visita à nossa cidade e espero poder cada vez mais fortalecer essa parceria”.

O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou o cuidado com o patrimônio que o município já vem demonstrando nos últimos anos e reforçou a importância da parceria entre os órgãos para restauração dos equipamentos. “Viemos aqui não só para constatar tudo que vem sendo feito pela Prefeitura, mas também para nos colocar ao lado para dar continuidade a isso. Temos agora um conjunto de obras do novo PAC, onde, através da decisão do presidente Lula, iremos cuidar ainda mais de São Cristóvão. Isso só é possível graças a parceria que a Prefeitura de São Cristóvão tem conosco”, afirmou o presidente.

Para a superintendente do Iphan em Sergipe, Maíra Campos, “é uma imensa satisfação receber o presidente do Iphan e poder apresentar nosso patrimônio e essas obras, para que ele possa ver de perto o estado que elas estão. Vamos investir e fazer a diferença nessa cidade que é tão importante para Sergipe”, apontou.

Visita à antiga Casa de Câmara e Cadeia

Além deles, também estiveram presentes na visita a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Paola Santana; o secretário municipal de infraestrutura, Júlio Júnior; e outros representantes do Iphan em âmbito nacional, estadual e municipal.

Da esquerda para direita: Paola Santana, Júlio Júnior, Marcos Santana, Leandro Grass e Maíra Campos