Prefeito Marcos Santana recebe Fecomércio-SE e Setur em reunião do projeto Vai Turismo

04/07/2023 - 20:23 Atualizado há 1 dia



 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, realizou nesta segunda-feira (03) uma reunião com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio- SE) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Durante o encontro foi apresentado um diagnóstico colaborativo elaborado pela Setur sobre os pontos fortes e fracos do turismo no município. A partir do levantamento, uma série de ações serão realizadas no âmbito do projeto Vai Turismo- Rumo ao Futuro, com o objetivo de qualificar  equipamentos e pessoas para atrair ainda mais turistas para a Cidade Mãe, como explica o prefeito:

“Nossa expectativa é que, a partir desse projeto, possamos  melhorar todo o sistema de turismo do município e aumentar esse fluxo. A partir dessa melhora de oferta  e de qualificação do turismo, esperamos  trazer pessoas para conhecer o município e que possam investir nele, gerar renda e prestar um melhor serviço para quem vem visitar o município de São Cristóvão”, pontuou Marcos Santana . 



 

Marcos Santana, prefeito

 

 

O projeto vai turismo é uma iniciativa da Fecomércio e um projeto piloto da Confederação Nacional do Comércio do Brasil (CNC) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo. A iniciativa vai contemplar quatro municípios em Sergipe: São Cristóvão, Laranjeiras, Tobias Barreto e Itabaianinha, escolhidos de acordo com a vocação para turismo de negócios ou turismo religioso, como é o caso da Cidade Mãe. 



Segundo a turismóloga da Setur, Raquel Melo, algumas etapas do projeto já foram cumpridas: “O projeto já iniciou desde o ano passado. Já foram realizadas visitas técnicas in loco  em todos os quatro municípios, contando com a participação de todos os técnicos das cidades, onde foi elaborado um diagnóstico participativo pela Secretaria de Estado de Turismo e agora nós estamos na fase de apresentação deste produto, para que a gente possa avançar com as etapas seguintes”, destacou. 



Raquel Melo,  turismóloga da Setur

 

 

De acordo com Marcos Andrade, presidente da Fecomércio Sergipe, entre as ações conjuntas previstas está a qualificação dos profissionais relacionados ao turismo no município com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 



“Vamos profissionalizar as equipes técnicas do município:  guia de turismo, garçom, camareira, para que possamos receber o turista bem e o turista sinta-se confortável na cidade. Os  problemas que identificamos, nós podemos enfrentar juntos”, ressaltou. 



 

Marcos Andrade, presidente da Fecomércio Sergipe

 

 

Fotos: Dani Santos