Prefeito Marcos Santana participa de Assembleia Inaugural do Consórcio de Transporte Público com gestores da Grande Aracaju

13/11/2023 - 19:54 Atualizado há 7 horas



 

Nesta segunda-feira (13), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou da Assembleia Inaugural do Consórcio de Transporte Público Metropolitano da Grande Aracaju. O encontro aconteceu na Sede Administrativa da capital sergipana e além do gestor da Cidade Mãe, contou com os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo e Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo. Além do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. O encontro foi o primeiro após a instalação do Consórcio que vai gerir o transporte público da Grande Aracaju. O objetivo da reunião foi discutir as demandas e responsabilidades de cada município na gestão da autarquia. 



O prefeito de São Cristóvão celebrou a realização do encontro. Para Marcos Santana a Assembleia representou um passo fundamental para resolver os problemas do transporte coletivo metropolitano:

 

“A reunião de hoje foi muito importante para todos os sancristovenses usuários do transporte público. A partir da criação do Consórcio, nós vamos ter medidas efetivas que vão melhorar a qualidade do serviço ofertado e mês que vem vamos anunciar medidas que vão ter repercussão imediata na qualidade e segurança do transporte coletivo como um  todo. Estou muito satisfeito e tenho certeza que vamos ter o transporte que nosso povo merece”, pontuou o gestor. 

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

O consórcio levará à criação de uma entidade pública, que definirá o formato do Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Aracaju, e as obrigações de cada município na gestão do serviço. A presidência da autarquia ficará a cargo da Prefeitura de Aracaju, o Consórcio vai contar com um diretor executivo e as decisões referentes ao transporte coletivo serão tomadas em conjunto pelos gestores municipais. 

 

O prefeito da capital sergipana e presidente da futura autarquia, Edvaldo Nogueira, ressalta que um estudo foi realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o diagnóstico completo será divulgado na próxima reunião entre os gestores municipais. 

 

“Com  esse consórcio lançamos medidas que serão muito importantes pro momento imediato e pro futuro do transporte coletivo nas nossas cidades. levantamos as questões, entendemos as deficiências e marcamos uma nova reunião. Os gestores já tiveram acesso à parte do estudo que foi encomendado pela prefeitura de Aracaju, mas o disgnóstico completo vai ser apresentado na reunião do consórcio que vai tratar das definições”. 

 

 

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, concedendo entrevista

 

A expectativa dos gestores municipais é de que o edital de licitação do novo transporte público seja lançado em março do ano que vem, mas as primeiras medidas imediatas já serão definidas na próxima reunião, marcada para o dia 22 de novembro, às 17h. 

 

O Governo do Estado também vai participar do processo de implementação do Consórcio. Segundo o governador, Fábio Mitidieri, a contribuição da gestão estadual é importante para ajudar a solucionar os problemas do transporte e garantir que a população tenha acesso a um serviço com preço acessível e de qualidade. 

 

“O estado vai ser parte das decisões e soluções. A gente tem discutido a questão do subsídio, como seria a proporcionalidade e a participação de cada ente, porque tudo isso tem um impacto. Nós temos um uma preocupação muito grande com o preço da passagem e com a renovação de frota, mas também com as contas do estado e dos municípios”, destacou o governador. 




Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, concedendo entrevista

 

 

 

 

Foto: Heitor Xavier.