Plano Local de Habitação de Interesse Social destaca diagnóstico e metas para o desenvolvimento habitacional do município

11/01/2024 - 17:53 Atualizado há 16 horas



Na manhã desta quinta-feira (11), a M&C Engenharia apresentou o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) para a cidade de São Cristóvão. Durante o evento, a empresa destacou um diagnóstico abrangente das necessidades habitacionais, com foco especial na área urbana que abrange a sede do município e a região do Grande Rosa Elze. O encontro foi marcado pela participação ativa das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), consolidando uma colaboração essencial entre diferentes setores. 

 

Com um crescimento notável de 296% desde os anos 1980, a cidade testemunhou um aumento populacional expressivo e o consequente aumento dos domicílios. Por isso a importância do PLHIS, pois o estudo apontou questões críticas, incluindo a inadequação de domicílios, carência de infraestrutura, inadequação edílica e fundiária. A apresentação também destacou a formação de novas famílias, um fator crucial para entender as demandas habitacionais.

 

De acordo com a coordenadora técnica da M&C Engenharia Sarah França, o PLHIS é um instrumento importantíssimo para o planejamento habitacional do município. “Encerramos esse trabalho, que foi um processo de estudo muito importante feito entre a M&C Engenharia e a Prefeitura, através da comissão técnica da Seminfra, que nos deu todo o suporte e respaldo técnico para a elaboração desse trabalho. Foi feito a várias mãos e não entregamos um produto, mas trouxemos junto com a Prefeitura uma etapa muito importante para o planejamento habitacional do município de São Cristóvão para os próximos anos, com metas entre 5, 10, 15 e 20 anos que devem ser cumpridas, para suprir as necessidades habitacionais dos assentamentos precários que foram levantados neste trabalho”, afirmou. 

 

Sarah França, coordenadora técnica da M&C Engenharia

 

O secretário da Seminfra, Julio Junior, reconhecendo a complexidade da iniciativa, ressaltou a necessidade de recursos substanciais, envolvendo diferentes esferas governamentais. “Antecipando-se à elaboração do plano, a administração já havia iniciado projetos, como o conjunto habitacional Maria do Carmo, para abordar o problema habitacional identificado. Claro que, para colocar em prática todo esse plano depende de um volume grande de recursos, depende de outros entes federativos, como a união, o estado, não depende só do município. São metas ousadas que envolvem um tempo de 5, 10 e 15 anos e vamos usá-las de forma mais adequada para direcionar melhor o fluxo de investimento e disponibilidade do recurso financeiro do município”, explicou. 

 

Julio Junior, secretário da Seminfra

 

A secretária municipal de Assistência Social (Semas), Lucianne Rocha, destacou a construção coletiva do processo como crucial para validar os dados, envolvendo todas as secretarias em uma política de habitação de interesse social. “Para além de todo o envolvimento da Semas na identificação de famílias em situação de vulnerabilidade, possuímos um setor de habitação que auxilia muito na identificação das habitações subnormais, inadequações, assentamentos precários, entre outras questões dessa natureza. Estivemos à disposição para construir esses resultados e chegar hoje em um produto participativo e de qualidade, como observamos hoje na apresentação”, pontuou. 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas

 

Para o prefeito, Marcos Santana, o PLHIS não apenas delineia propostas, mas também oferece estratégias de ação concretas para abordar as lacunas habitacionais identificadas. "Entendo que precisamos transformar essa iniciativa em algo normativo, legal para que não seja desvirtuado no futuro.Importante estarmos todos alinhados, com essa sinergia, para que os resultados sejam entregues da melhor forma, seguindo todos os ditames legais para que o prejuízo não fique para a municipalidade. Quero agradecer à empresa contratada e a todas as equipes envolvidas, por terem feito um trabalho muito importante para o município. Agora a nossa tarefa é não deixar um produto tão importante como esse sem trazer resultados positivos para a vida dos moradores da cidade”, avaliou. 

 

Marcos Santana, prefeito

 

Fotos: Heitor Xavier