Parceria entre Prefeitura e UFS promete avanços no cuidado com os animais

30/11/2023 - 18:05 Atualizado há 1 dia



Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), oficializou uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da assinatura do termo de cooperação,  com o objetivo de fortalecer as iniciativas voltadas para o cuidado e bem-estar dos animais na região. A proposta principal visa o controle da  população de animais domésticos no município, com ênfase na castração. Além disso, a parceria busca fomentar o incentivo à 'Guarda Responsável', além  da prevenção e controle de zoonoses, visando resguardar a saúde pública e a integridade dos animais.

 

Ao discursar sobre a importância de firmar esta parceria, o prefeito Marcos Santana destacou a relevância de unir esforços administrativos aos acadêmicos, para garantir um ambiente mais seguro e saudável aos animais da cidade. “Gostaria de agradecer à UFS, uma instituição com a qual mantemos não apenas uma parceria necessária, mas, acima de tudo, uma relação de confiança sólida. Quando nossos projetos contam com a colaboração da UFS, sinto-me mais seguro de que alcançaremos o sucesso almejado”, afirmou. 

 

Marcos Santana, prefeito

 

O prefeito acrescentou que, “celebramos uma etapa vencida que é de suma importância. Reconheço que enfrentamos uma defasagem de tempo significativa em nossa política de saúde animal e guarda responsável. No entanto, este momento representa o primeiro passo concreto em direção à transformação desse cenário. Quero expressar minha sincera gratidão a toda a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente por seu empenho incansável para tornar possível este avanço”, relatou.

 

 

Janine Menezes, secretária da Semma, enfatizou os aspectos práticos dessa parceria e destacou o desejo de implementar os programas e as ações que realmente beneficiem os animais da cidade. “Esse é o primeiro passo para a concretização de uma das da gestão. É através dessa iniciativa que vamos garantir o controle populacional de cães e gatos aqui no município. Sendo este, um dos pilares do “Projeto de Guarda Responsável: Saúde Ambiental e Respeito à vida animal” vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do município, instituído através da Lei  nº 488/2021. Além disso, a parceria com a UFS vai garantir todas as outras metas que a lei estabelece”, afirmou. 

 

Janine Menezes, secretária da Semma

 

Parceiros

 

O reitor da UFS, Valter Santana, destacou a importância dessa colaboração para a sociedade, agradecendo à gestão municipal pela confiança. "Celebramos aqui mais uma parceria com a Prefeitura, parceria essa que visa qualificar a nossa graduação de medicina veterinária, cujos alunos terão mais oportunidades de aprendizado, sobretudo, com procedimentos cirúrgicos que serão realizados no hospital. Em contrapartida, a UFS irá atender as demandas da sociedade sancristovense, recebendo animais para castração e auxiliando assim no controle de zoonoses, e na melhoria da saúde em geral da população", destacou. 

 

Valter Santana, reitor da UFS

 

O diretor do Hospital Veterinário Universitário, Gabriel Lee, avalia a parceria como fundamental para a sociedade em geral. “O projeto tem um impacto significativo na saúde pública, principalmente pelo controle de zoonoses, como raiva e leishmaniose. Além disso, é crucial para entender a situação dos animais no município, promover a guarda responsável e auxiliar em ações de controle populacional. Nosso hospital, enquanto hospital-escola, também contribui para a formação dos alunos, colaborando na educação da comunidade para garantir o bem-estar animal”, frisou. 

 

Gabriel Lee, diretor do Hospital Veterinário Universitário

 

O Prof. Rosalvo Ferreira Santos, vice-reitor da UFS, expressou entusiasmo com a parceria, ressaltando o papel crucial da universidade na pesquisa e educação sobre cuidados com animais. “Este momento celebra ações contínuas com a Prefeitura de São Cristóvão, especialmente esta,  construída com carinho e empenho da Semma. A assinatura é um passo importante, mas a sequência do processo é fundamental, e a Fapese terá papel crucial na execução, incluindo a contratação de profissionais para atuar no hospital universitário. O prefeito, atento a cada detalhe, solicitou que apresentássemos um modelo referencial para a cidade e outros municípios. Priorizando a formação dos alunos e, sobretudo, a proteção animal. Considero esta parceria um sucesso”, exclamou. 



Rosalvo Ferreira Santos, vice-reitor da UFS

 

População

 

Diante da importância da iniciativa para o bem-estar animal, é fundamental dar voz a Fátima Silva, presidente da ONG PARE Protetores de Animais. "Estou muito feliz com essa iniciativa, sobretudo no que diz respeito à castração, pois muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras nesse processo. A situação das fêmeas, tanto gatas quanto cadelas, é particularmente preocupante, pois enfrentam maior abandono por conta do custo. Essa parceria é fundamental não apenas para as ONGs, mas para toda a população, por isso estou muito grata, pois acredito que essa colaboração aliviará significativamente os desafios enfrentados por todos nós comprometidos com a proteção animal”, celebrou. 

 

Fátima Silva, presidente da ONG PARE Protetores de Animais

 

 

Presenças

 

A reunião contou com a presença não apenas da gestão municipal e da secretária da Semma, mas também do secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior; do secretário de Defesa Social, Edmilson Brito; do vereador Edivaldinho Cabeleireiro; da diretora administrativo-financeira da Semma, Priscila Nascimento; da chefe de gabinete da Semma, Juliana Melo; e de representantes da Universidade Federal de Sergipe.

 

 

Fotos: Heitor Xavier