Papo Jovem: Semas debate sexualidade com alunos da EMEF São Cristóvão

10/05/2022 - 16:06 Atualizado há 22 horas



No período da adolescência, entender a sexualidade é importante para viver as transformações de maneira segura e sem problemas. Nisso, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Municipal (Semas), vem realizando a partir do Programa Papo Jovem, ações que visam o diálogo sobre temas atuais com especialistas da área. 

 

De acordo com a coordenadora da juventude da Semas, Monique Elen, é necessário que se fale sobre o tema para que o jovem possa conhecer sobre o assunto através de profissionais ao invés de ‘amigos’ que muitas vezes podem ter uma informação errada. “Nessa roda de conversa eles podem debater e aprender uns com os outros as experiências que são lançadas no dia-a-dia e evitar futuros problemas”, comentou.

 

Monique Elen, coordenadora da juventude da Semas

 

A atividade ocorreu na manhã desta terça-feira na Biblioteca Senador Lourival Baptista, no Centro Histórico, com alunos do 9º ano da EMEF São Cristóvão e a equipe de enfermeiras do CAPS Valter Correia. Durante a ação, a enfermeira Aline Ribeiro utilizou cards para discutir temas como abuso, a importância da relação consensual e do uso de preservativos, as doenças sexualmente transmissíveis e os perigos da gravidez na adolescência.

 

 

 

“Eu sou enfermeira, trabalho no serviço de saúde do município, e considero de grande valia participar dessas rodas de conversa e trazer as nossas vivências do CAPS para a realidade desses jovens numa linguagem adaptada e apropriada para a vivência deles”, disse Aline.

 

Aline Ribeiro, enfermeira do CAPS Valter Correia

 

Papel escolar

 

Para a professora Jaqueline Conde, ter um programa como o Papo Jovem é essencial para que os alunos possam ser devidamente orientados de forma clara sobre temas atuais. “Com essa palestra, eles poderão iniciar a vida deles conscientes de seus atos, sendo mais responsáveis e cuidadosos, e evitando doenças, entre outras questões”, explicou.

 

Jaqueline Conde, professora

 

Na opinião da aluna Janaina Caroline, o debate foi gratificante e vai ajudar os colegas a entenderem melhor sobre a sexualidade. “Minha mãe já conversava comigo, mas ver isso aqui é muito bom para quem não fala sobre em casa, para aprender como se prevenir, evitar uma gravidez indesejada e outras consequências”, finalizou.

 

Janaina Caroline, aluna

 

O Papo Jovem sobre o mesmo tema continuará no turno da tarde às 14h, também na Biblioteca Senador Lourival Baptista, localizada no Centro Histórico.

 

Fotos: Dani Santos