Novo Centro de Testagem da covid-19 começa a funcionar no Centro Histórico

11/12/2020 - 13:52 Atualizado há 2 horas



O novo centro de testagem da covid-19 começou a funcionar na praça da Matriz, no Centro Histórico de São Cristóvão nesta sexta-feira (11). O atendimento terá como foco a testagem e orientação à população que apresenta sintomas da covid-19 ou àqueles que tiveram contato com casos positivos. O atendimento acontece de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, somente para pessoas que estiverem apresentando sintomas gripais ou, via agendamento, para quem for encaminhado pela equipe de monitoramento da secretaria municipal de saúde. 

 

Novo centro de testagem, localizado na Praça da Matriz, no Centro Histórico de São Cristóvão

 

“As pessoas que são encaminhadas para realizar testagem, aquelas que apresentam algum quadro de síndromes gripais. Além disso, temos uma estratégia nova na qual testamos os contatos de pacientes positivos, então eles também são encaminhados para realizarem o teste aqui”, afirma a Coordenadora da Equipe de Investigação e Monitoramento de São Cristóvão, Duanne Marcelle.

 

 

Coordenadora da Equipe de Investigação e Monitoramento de São Cristóvão, Duanne Marcelle

 

“Importante frisar que no caso de contatos de pacientes positivos que são assintomáticos, quem faz esse o agendamento são os monitores. O monitor entra em contato com o paciente positivo, pega o nome e telefone de quem teve contato com ele, os contatos recebem a ligação e são encaminhadas para realização do teste. São esses mesmos monitores que ligam para a equipe de testagem e fazem o agendamento. Também atendemos os pacientes que são encaminhados pelas equipes de saúde da família, se eles estiverem com algum sintoma”, explica a coordenadora.

 

 
Todas as Unidades de Saúde do município possuem monitores de referência para fazer o rastreio dos contatos de casos positivos. Assim, em caso de ter tido contato com casos confirmados para covid-19, o indivíduo deverá então procurar a unidade básica mais próxima de sua casa para que a equipe inicie seu rastreio e monitoramento como contato de caso positivo.

 

 

Triagem de pacientes sendo realizada no centro de testagem 

 

De acordo com Karolyn Dias, enfermeira do centro de testagem, o centro realiza no momento apenas a coleta do exame RT-PCR, exame considerado como o principal método a ser aplicado para detectar o vírus e confirmar a covid-19.  “No momento estamos fazendo apenas a coleta do RT-PCR. Para a população que ainda não conhece, o exame é feito com a inserção do swab, que tem a forma de um cotonete, com a inserção nas duas narinas. Introduzimos em aproximadamente 5 cm e fazemos a coleta nasofaríngea”, explica ela.

 

 

Karolyn Dias, enfermeira do centro de testagem

 

“Acaba sendo um pouco incômodo pois é uma inserção nas narinas, mas é muito importante pois o RT-PCR é o exame mais fidedigno em relação ao resultado. Ele também possui um tempo de realização: é preconizado que se faça entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas”, ressalta a enfermeira.

 

 

Leiliane de Oliveira Silva realizando o exame RT-PCR 

 

Para Leiliane de Oliveira Silva, arquiteta que realizou o exame, apesar do incômodo, o teste é extremamente importante. “Fazer o exame de teste para o covid-19 é um ato de responsabilidade com o próximo, é a melhor forma de garantir o controle da doença caso apresente os sintomas. Apesar do desconforto momentâneo da introdução do swab no nariz, o esforço vale a pena para garantir a segurança dos que estão em contato com você, tanto no trabalho como em casa”, afirma.

 

Fotos: Heitor Xavier