Na Divinéia, Prefeitura inicia construção da praça José Milton do Cinema

20/01/2021 - 17:13 Atualizado há 16 horas

Atuando para melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou a construção da Praça José Milton do Cinema, na Divinéia. Com um investimento superior a R$600 mil, destinados ao município através do Deputado Federal Fábio Reis, a obra é muito aguardada pela população, que terá um equipamento de convivência e lazer para o seu cotidiano.

Placa referente a  construção da praça

Para o prefeito Marcos Santana, a realização dessa obra vai mudar toda a perspectiva de mobilidade, lazer e convívio social daquela região, que nunca foi valorizada pelas ações do poder público. “Estamos construindo uma grande e bonita praça, num local que antes era completamente degradado, e que vai possibilitar um espaço de lazer para os moradores, ao mesmo tempo que transformará a realidade de uma comunidade que nunca teve praças construídas e nem ruas pavimentadas”, declarou o prefeito.

Prefeito Marcos Santana

“Além de construir a praça, nós também vamos pavimentar as ruas que ficam ao redor dela, dando mais mobilidade pro bairro, e gerando mais qualidade de vida para os moradores, que vão sair da lama e da poeira”, finalizou.

Segundo a fala de Edílio Lima, arquiteto da Seminfra, a construção da praça José Milton do Cinema representa o esforço da prefeitura em sanar a necessidade que o município possui de espaços de lazer e convivência para os moradores. “São Cristóvão é carente de praças, temos poucas. Uma praça não é apenas um espaço aberto, quando iniciamos a construção de um espaço como esse, nós estamos buscando recuperar a qualidade de vida de uma comunidade, dando um equipamento para que os moradores possam ter uma integração maior com o local e com a vizinhança”, falou Edílio.

Edílio Lima

Ainda de acordo com o arquiteto, o local consiste atualmente em apenas um campo de futebol, sem drenagem alguma e com o entorno sem uma infraestrutura adequada, e passará por uma reestruturação contemplada também na obra. “Vamos readequar o espaço, pavimentar as ruas laterais, criar a drenagem, para que a praça possa ser desfrutada da melhor forma pelos moradores”, finalizou Edílio.

No momento, a obra se encontra na fase inicial de construção, sendo instalados os canteiros da praça, e sendo executada também a terraplanagem do local.

O novo espaço de lazer da comunidade contará com uma área de 8.412,08 m², um parque infantil com brinquedos no espaço de 267,27 m², uma área de 424,10 m² destinada para o estacionamento de veículos, inclusive para portadores de necessidades especiais, e canteiros com paisagismo que somam 1.074,00 m². Ao redor da praça, serão construídas também 10 rampas de acessibilidade que potencializam a inclusão social nos espaços públicos.

Com isso, o projeto prevê a definição de áreas para o lazer de crianças e adultos (parque infantil e mesas de jogos), atividades físicas através da implantação de equipamentos de ginástica. O paisagismo projetado prevê a implantação de árvores densas e robustas, capazes de melhorar a relação do usuário com o espaço construído.

Homenageado

Segundo o prefeito Marcos Santana, Milton do Cinema, como era popularmente conhecido José Milton dos Santos, foi o responsável pelo antigo cinema existente na cidade, e acabou se tornando uma figura muito conhecida. Além disso,  “Milton também foi um operário, e a construção dessa nova praça, que fica localizada no antigo campo de futebol da antiga fábrica velha, é uma forma de honrar o nome desse grande sancristovense”, ressaltou Marcos.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier