Município de São Cristóvão é contemplado com oito máquinas de costura da Codevasf

16/06/2020 - 16:33 Atualizado há 9 horas

O município de São Cristóvão foi contemplado nesta terça-feira (16), com oito novas máquinas de costura. Os equipamentos que foram entregues na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), são oriundas de emendas do deputado federal Fábio Reis, por meio da Codevasf, no valor de R$ 10.826.

A secretária da Semast, Lucianne Rocha, o prefeito Marcos Santana e o deputado Fábio Reis estiveram presentes

Foram doadas quatro máquinas de costura doméstica, uma galoneira industrial completa, duas máquinas de costura do tipo reta industrial, e uma interlock industrial completa. Os equipamentos ficarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), sendo utilizados, neste primeiro momento, para produção de máscaras que serão disponibilizadas à população.

O prefeito Marcos Santana esteve presente no momento da entrega, e destacou a importância que as máquinas terão para o município, sobretudo, diante do atual quadro de pandemia do novo Coronavírus. “Essas máquinas chegam para qualificar nossa população que se dispõe a trabalhar com a costura, mas nesse momento de pandemia elas serão utilizadas em um projeto de confecção de máscaras, que posteriormente iremos distribuir para nossa população”, explicou o prefeito.

De acordo com a secretária da Semast, Lucianne Rocha Lima, as oito máquinas serão direcionadas para a Casa da Costura. Segundo ela, esse é um ganho importante para o município, visto que, a Secretaria possui a responsabilidade de ofertar programas e projetos que consigam motivar a geração de renda, e através da Casa da Costura, tem conseguido contribuir com ações de qualificação da mão de obra no âmbito municipal. “As máquinas vem para fortalecer o projeto da Casa da Costura. Nesse momento de pandemia, nós temos a perspectiva de acionar costureiras da própria comunidade, através do credenciamento de Microempreendedores Individuais (MEIs) para a produção de máscaras que serão doadas à população, por isso o maquinário será de extrema relevância”, relatou Lucianne.

Máquinas irão para Casa da Costura

Na ocasião, o superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, enalteceu a parceria com o deputado federal, que segundo ele, tem beneficiado diversos municípios sergipanos, dentre eles, São Cristóvão. “Não tenho dúvida alguma que, quer seja pavimentação, implemento agrícola, máquinas de costura ou piscicultura, estamos inseridos nos 75 municípios. Essa parceria do trabalho dos parlamentares sergipanos com a Codevasf tem rendido bons frutos, e espero que os municípios e associações beneficiadas façam bom uso do material”.

Superintendente regional da Codevasf, César Mandarino e o deputado Fábio Reis realizaram a entrega

Além de São Cristóvão, outras cidades também foram contempladas pelos equipamentos, que juntos, totalizaram o valor de R$ 194.483. “Acredito que essas máquinas terão bastante utilidade para bordadeiras, costureiras, senhoras e senhores que queiram utilizá-las para exercer uma profissão. Essas pessoas terão neste momento a oportunidade de confeccionar as máscaras para ajudar a comunidade carente. Sem dúvida elas terão grande utilidade para o município”, destacou o deputado federal Fábio Reis.

Outros municípios também foram beneficiados

Fotos: Heitor Xavier